quinta-feira, dezembro 17, 2009

Orey Antunes vende 25% da Orey Financial à Holdcontrol

A Sociedade Comercial Orey Antunes (SCOA) e a Holdcontrol, do grupo Domus, chegaram a acordo para a entrada da última no capital da Orey Financial, com uma participação de 25%, e vão lançar novo negócio de concessão de crédito.
"O grupo Domus terá ainda preferência na aquisição futura do capital da Orey Financial, até ao limite de 49% do capital, podendo ultrapassar este limite mediante a emissão de novas acções preferenciais", revelam as instituições em comunicado.
A concretização do negócio - que envolve dois grupos que já anunciaram publicamente o seu interesse no envolvimento numa solução de viabilização para o Banco Privado Português (BPP), nomeadamente a Orey, e no processo de reprivatização do Banco Português de Negócios (BPN), no caso, o grupo Domus - aguarda luz verde das autoridades de supervisão.
Fonte oficial do grupo Orey garante "não haver nenhuma ligação entre esta operação e o interesse manifestado na compra do BPP".
A parceria entre o grupo Orey e o grupo Domus estende-se a Espanha e ao Brasil, além de Portugal.

"O objectivo deste acordo é o lançamento de novo negócio de concessão de crédito, bem como a integração de actividades das duas instituições numa nova plataforma financeira com grande potencial de desenvolvimento do negócio financeiro, dadas as sinergias das actividades de cada uma das empresas", sublinha o comunicado.
A operação de abertura de 25% do capital da Orey Financial, através de um aumento de capital, inclui o negócio financeiro em Portugal e Espanha nas áreas de gestão de activos, fundos imobiliários, private equity e corretagem online.
"Para o efeito a Orey Financial alienará a totalidade do capital da sociedade Orey Financial Brasil à SCOA. A parceria estabelecida prevê, ainda, que a Orey Financial Brasil e a Orey Financial Portugal desenvolvam em conjunto no Brasil o negócio de gestão de créditos vencidos (Non Performing Loans, NPLs), baseado no modelo e tecnologia do grupo Domus", segundo o comunicado.

O grupo Domus opera em várias áreas de negócio, nomeadamente na aquisição e gestão de carteiras de crédito em incumprimento (Non Performing Loans, NPLs), através da DomusVenda, na área de corporate finance, através da MidFinance, e no sector imobiliário, onde detém um fundo de investimento.
Para Duarte d'Orey, presidente do grupo Orey, citado no comunicado, "trata-se de uma operação com enormes sinergias para ambos os grupos que, juntos, podem constituir um grupo financeiro sólido, de ampla oferta de soluções de investimento e de crédito e com uma enorme capacidade de crescimento sustentado".
Por seu turno João Costa Reis, presidente do grupo Domus, também citado no comunicado, destaca que "a Orey Financial surge como uma solução natural e sobretudo racional para o nosso crescimento no sector financeiro, abrindo a possibilidade de uma nova realidade de mercado e uma nova configuração para os negócios do grupo Domus, em todas as suas vertentes".

[Estratégias de consolidação em tempo de crise. Muito positivo. Já aqui havíamos apoiado Duarte D'Orey na sua estratégia de adquirir o Banco Privado Português. E esta aliança faz assim também todo o sentido. Daquilo que temos acompanhado, a gestão de João Costa Reis, tem permitido ao grupo Domus um crescimento sustentado, consulte-se o site http://www.domusvenda.pt/, possibilitando sinergias muito interessantes entre os dois grupos. O passo seguinte é, das duas uma: ou entram num banco português (BPP ou BPN) ou criam o próprio banco. Não achamos que isso esteja fora dos planos...]

Sem comentários: