segunda-feira, dezembro 14, 2009

Martifer assegura contrato em leilão eólico no Brasil

A Martifer Renováveis assegurou hoje, no primeiro leilão de energia eólica do Brasil, um contrato para o fornecimento de electricidade a partir do seu parque eólico de Icaraí, no Estado do Ceará, um negócio que garantirá à empresa portuguesa uma receita de aproximadamente 72 milhões de euros.

No leilão, que durou mais de sete horas, a Martifer fechou um contrato de fornecimento de electricidade à rede brasileira, com um preço de 151,08 reais por megawatt hora (MWh), o correspondente a 58,7 euros por MWh, o que traduz um desconto de 20% face ao preço-base da licitação (189 reais por MWh). Como a electricidade que a Martifer Renováveis irá fornecer ao abrigo deste contrato é estimada em 1,23 milhões de MWh, a receita total que a Martifer deverá encaixar ao longo do contrato ascenderá a 185,4 milhões de reais (72 milhões de euros).

O leilão brasileiro de energia eólica previa o estabelecimento de contratos de 20 anos que pressupõem a disponibilização de electricidade de parques eólicos a partir de 2012. Designado como leilão de energia de reserva, visa dotar o Brasil de uma capacidade adicional de abastecimento eléctrico, diversificando a sua matriz energética actual. Para este leilão estavam inscritos vários grupos vendedores de electricidade. De Portugal chegaram a prestar garantias a EDP Renováveis e a Martifer. Os resultados do leilão, no entanto, mostram que a EDP Renováveis não firmou nenhum contrato de fornecimento de energia eólica. No leilão foram negociados no total contratos no valor de 19,6 mil milhões de reais (7,6 mil milhões de euros), tendo o preço de venda médio ficado em 148,39 reais (57,6 euros) por MWh, segundo as informações da Câmara de Comercialização de Energia.

Sem comentários: