quarta-feira, dezembro 09, 2009

Expo2010: Taiwan protesta por estar incluída no Pavilhão China

Taiwan vai apresentar um protesto aos organizadores da Expo 2010, que decorrerá entre 1 de Maio e 31 de Outubro em Xangai, por ter sido incluída no Pavilhão da China, ao lado de Macau e Hong Kong.

O responsável pela participação de Taiwan na Expo 2010, Tsai Wen-kai, disse hoje que a inclusão da ilha no Pavilhão da China viola as condições do contrato assinado com a organização do evento mundial, uma vez que ficou acordada a localização do pavilhão na zona A, ao lado dos países asiáticos.
A inclusão no Pavilhão da China “implica que Taiwan é parte do território chinês”, sustentou.
Também o vice-presidente do Conselho para os Assuntos do Continente chinês em Taipé (MAC, na sigla inglesa), Liu Te-shun, considerou a situação como “definitivamente não apropriada” e apoia a decisão de Taiwan de apresentar um protesto junto da organização da Expo Xangai.

Segundo o "master plan" do recinto da Expo 2010, a zona A vai alojar o Pavilhão da China, com 47 mil metros quadrados, um pavilhão regional comum, com 38 mil metros quadrados, bem como as participações de Macau, Hong Kong e Taiwan numa área de 3.300 metros quadrados, além dos pavilhões da Ásia, com excepção dos países do Sudeste Asiático.
Taiwan - a ilha onde se refugiou o governo nacionalista chinês depois da tomada do poder pelo Partido Comunista em 1949 - é vista por Pequim como uma província da China e não uma entidade politica soberana.
O governo chinês defende a “reunificação pacífica”, segundo a mesma fórmula adoptada para Hong Kong e Macau (“um país, dois sistemas”), mas ameaça “usar a força” se a ilha declarar a independência.

Os trabalhos de construção do pavilhão de Taiwan, que terá a forma de uma montanha, arrancaram a 17 de Agosto e deverão estar concluídos em Março de 2010.
A Expo 2010, sob o tema “Melhor Cidade, Melhor Qualidade", será o maior acontecimento internacional organizado pela China depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, com a participação de mais de 240 países e instituições, e deverá atrair 70 milhões de visitantes, 5% dos quais estrangeiros.
O certame estender-se-á por 528 hectares (dez vezes a área da Expo 1998, em Lisboa), ao longo das duas margens do rio Huangpu, o afluente do Yangtze que atravessa Xangai.


Sem comentários: