quinta-feira, outubro 15, 2009

Pedro Pires aborda cooperação energética e oceanográfica em Berlim

O Presidente de Cabo Verde considera "extremamente interessantes" os contactos políticos mantidos no primeiro dia da visita oficial à Alemanha, em que abordou, nomeadamente, possibilidades de cooperação nos domínios das energias renováveis e da pesquisa oceanográfica.

"Queremos fazer de Cabo Verde uma plataforma para a investigação oceanográfica e atmosférica", disse Pires em Berlim, depois de se reunir com o homólogo alemão Horst Koehler, com a comissão parlamentar para a Áfrical Ocidental e Central e com o burgomestre da capital alemã, Klaus Wowereit. O Chefe de Estado cabo-verdiano adiantou ainda que irá agora debater a cooperação empresarial nestas e noutras áreas, como o turismo, com uma associação de empresários alemães, na quinta-feira, em Hamburgo, próxima etapa da sua visita.

Actualmente 13% dos turistas que visitam cabo Verde saem da Alemanha, "e trata-se de um mercado com petencialidades de que tem de se tirar o maior proveito", referiu Pedro Pires. O Presidente aproveitou também a visita à Alemanha para solicitar "a compreensão" das autoridades de Berlim para os projectos que Cabo Verde apresentará em breve no quadro da parceira especial com a União Europeia. Pires pediu também a adesão da maior economia europeia à chamada parceria para a mobilidade, para facilitar a emigração legal de cidadãos cabo-verdianos para o espaço da UE, projecto que já teve o apoio de Portugal, Espanha, França, Holanda e Luxemburgo.

Antes de deixar Berlim Pedro Pires proferiu uma palestra sobre o desenvolvimento económico, político e social de Cabo Verde desde a independência, considerado exemplar a nível internacional. "Somos ambiciosos, não queremos ser mais um problema ou encargo para a comunidade internacional", afirmou Pedro Pires na Fundação Friedrich Ebert. O chefe de Estado criticou, no entanto, o facto de Cabo Verde já não beneficiar de ajuda ao desenvolvimento de países como a Alemanha, por ser entretanto considerado um país de rendimento médio. "Quando um avião descola, que foi o que nós fizemos, não se lhe pode cortar o combustível em pleno voo", disse o político cabo-verdiano, ressalvando no entanto que não foi à Alemanha pedir ajuda, "mas sim mais investimentos e mais turismo". A visita de Pedro Pires à Alemanha prossegue na quinta e na sexta-feira, para se reunir com a diáspora cabo-verdiana em Hamburgo e falar de cooperação no âmbito da pesquisa oceanográfica, na Universidade de Kiel.

Sem comentários: