sexta-feira, outubro 16, 2009

Monarquia em Portugal - Prefácio

Faz algum tempo, e sobretudo após a troca de bandeiras na Câmara de Lisboa que me deu a vontade de desfazer alguns mitos e ideias estapafúrdias em redor da monarquia.

Um exercício que fiz na altura e com o qual me diverti imenso foi ler os comentários deixados pelos leitores das notícias. A quantidade de patacoadas e demonstrações de ignorância só me convenceu de uma coisa: ainda bem que não pode haver referendo porque a ignorância é tal que a sociedade não está preparada nem esclarecida, talvez por 100 anos de lavagem cerebral.

Os monárquicos em Portugal têm muitas fraquezas, facilmente reconhecíveis, uma delas é faltar, não digo que não existam, pensadores que com espírito de luta, moderação e inteligência falem sobre monarquia descomplexadamente.

Não me quero arrogar de ser um deles, mas deixarei o meu contributo pelo menos para talvez abrir algum caminho a quem com maior inteligência possa pegar e elevar a outros píncaros.

A série de textos sob a etiqueta Monarquia em Portugal será sobretudo uma reflexão sobre algumas das ideias deformadas dos portugueses sobre este tipo de regime e como poderá ele servir ou não para melhorar a vida pública portuguesa

Sem comentários: