quarta-feira, outubro 21, 2009

Monarquia em Portugal III - Curiosidades

Sem querer entrar em disputas científicas acho que há alguns dados que vale a pena referir, isto ainda em relação a classificações.

No IDH (Human development Index) deste ano publicado pelo PNUD (Programa Desenvolvimento das Nações Unidas) há dados a reter.

Isto são meros indicativos e reforço não digo que haja relacionamento directo entre o regime destes países e os índices de desenvolvimento apresentados. Mas há dados curiosos.

O ranking deste ano é encabeçado por uma monarquia, a Noruega. Existem 6 países monarquicos e 4 países republicanos nos 10 primeiros lugares. Há algumas surpresas como a entrada da França e da Suíça nos 10 primeiros.

Sendo estes dados de 2008 ,duas repúblicas que cairão certamente para fora dos 10 mais no próximo ano, Islândia e Irlanda.

Bom mas este assunto está mais do que debatido e demonstrado, mas encontrei um indicador interessante, o GINI Index. Este é um valor que demonstra entre 0 a 100 o valor da desigualdade entre ricos e pobres num dado país.

A Reter: Os Quatro países com menor nível de desigualdade no Mundo são quatro monarquias, a saber, Dinamarca, Japão, Suécia e Noruega. Em 4º lugar ex-aequo com a Noruega surge a República Checa e a Eslováquia.

A reter ainda mais fortemente, Portugal surge neste Ranking em 61º lugar. Sim repito, 61º lugar.

A comparar... o valor da Dinamarca 24.7 com os 38.5 apresentados pelo nosso país, entre o Irão, sim isso mesmo o Irão, e o Benim. Isto é de facto um dado muito preocupante.

E a Dinamarca até aparece somente no 16º lugar no índice global do IDH, Portugal no 34º.

Além destes dados escabrosos, agora uma achega à minha dama, isto seguindo uma afirmação onde dizia que as monarquias eram mais "amigas" dos seus cidadãos. Num mero exercício não científico, peguei no ranking do IDH e verifiquei o índice GINI (que mede a desigualdade entre ricos e pobres) das três monarquias e repúblicas europeias melhor classificadas.

A saber Irlanda, França e Suiça, 5º, 8º e 9º respectivamente na classificação do IDH e Noruega Holanda e Suécia, 1º, 6º e 7º ordenadamente. (Um aparte, a Islândia não apresenta índice de GINI)

A república com menor desigualdade das referidas é a França, que apresenta um nível de desigualdade de 32.7. Portugal relembro 38.5. A Suécia apresenta um valor de 25.0. Como vêm há quase 8 pontos de diferença entre França e a Suécia, Portugal está literalmente tramado, a quase 14 pontos da Suécia.

Assim sendo temos que a média de desigualdade entre as três repúblicas europeias apresentadas é de 33,6 e relembrando que o ideal seria o zero o que equivaleria um país sem desigualdades entre ricos e pobres, a média das três monarquias referidas anteriormente é um valor de 27,2, ou seja 6.4 pontos de diferença.

Portugal é o país da União Europeia com maiores desigualdades económicas.

Sem comentários: