segunda-feira, outubro 26, 2009

CAN 2010: Construtoras portuguesas perdem os estádios, mas estão nas infra-estruturas de apoio

As empresas portuguesas de construção ficaram de fora dos grandes investimentos do governo angolano para o Campeonato Africano das Nações 2010, mas há companhias nacionais nas empreitadas de apoio ao torneio, que arranca a 10 de Janeiro.

A construção de quatro estádios de futebol de raiz despertou a atenção das construtoras portuguesas, sobretudo, as que tiveram a experiência do Euro 2004, mas os principais palcos do CAN 2010, nas cidades de Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango, foram adjudicados a empresas chinesas.
O Conselho de Ministros de Angola chegou a anunciar, em Maio de 2007, que seria o consórcio luso-angolano, liderado pela Somague e pela Mota Engil, a construir o estádio de Lubango, em Huíla, mas a empreitada acabou por ser entrega à companhia chinesa Sinohydro.
Fonte da Somague reconheceu que a empresa chegou a ter contrato assinado para a construção do estádio de Lubango, acrescentando que a empresa está a construir infra-estruturas de apoio ao CAN 2010, cujo valor ascende aos 115 milhões de euros (170 milhões de dólares).
O principal projecto da Somague é a reabilitação e melhoramento do Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, um investimento de 33,6 milhões de euros (50 milhões de dólares), que vai permitir triplicar o número de passageiros da estrutura aeroportuário da capital angolana, de 1,2 para 3,6 milhões de passageiros.
A empresa portuguesa tem também em curso "vários projectos de reconstrução da rede viária e na área da saúde". A Somague acabou de inaugurar a Clínica Girassol, um investimento de 60 milhões de euros (90 milhões de dólares) da Sonangol, em Luanda, e está a construir dois hospitais municipais na capital angolana.

O grupo Mota-Engil tem vários projectos nos sectores da construção e obras públicas no mercado angolano, onde está presente desde 1946, o ano da fundação da Mota & Companhia.
Segundo fonte da empresa, a Mota-Engil está a construir um hotel em Benguela, uma das cidades sede do CAN 2010, que tem que estar concluído até ao final do ano para acolher uma das selecções apuradas para o campeonato.
O CEO da Soares da Costa admitiu que "houve algumas oportunidades para as quais olhámos, mas não foi uma prioridade para a empresa naquela altura".
Pedro Gonçalves adiantou que a empresa tem vários projectos em curso, em Angola, mas, contrapôs, "já estavam planificadas e não se pode dizer que tenham uma ligação directa ao campeonato".

Angola foi escolhida, em Setembro de 2006, para ser o país anfitrião da principal prova de futebol a nível de nações no continente africano, tendo a construção dos quatro estádios para o CAN 2010 sido atribuída por ajuste directo dada a necessidade de lançar as obras para estarem concretizadas no final de 2009.
De acordo com a página da Internet da comissão organizadora do CAN 2010, além dos quatro estádios construídos de raiz, "outros 11 estádios já existentes estão a ser recuperados para os treinos das selecções".
A organização do evento desportivo levou a que o governo angolano investisse "na melhoria e ampliação da malha rodoviária nacional e das vias locais, modernização da rede de telecomunicações, recuperação e extensão de dois aeroportos e construção de outros dois, renovação de frotas de transportes públicos e hospitais".
Segundo a comissão organizadora, "as intervenções representam a criação de milhares de empregos directos e indirectos, para além de permanecerem como benefícios perenes à população no pós Taça das Nações".

Sem comentários: