segunda-feira, maio 11, 2009

Universidade Católica sobe dois lugares no ranking 45 melhores escolas de negócios do mundo

Lista do Finantial Times (FT) coloca formação de executivos da Católica em 37.º a nível mundial e 17.º a nível europeu.

A formação de executivos da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, da Universidade Católica Portuguesa (FCEE/UCP), de Lisboa aparece, pelo terceiro ano consecutivo, no ranking do FT, que é hoje publicado. Desde 2007 que a escola tem vindo a subir na tabela daquelas que são consideradas as melhores escolas de negócios da Europa e do mundo. No ranking mundial, a Católica surge em 37.º lugar; a nível europeu, está em 17.º. Subiu dois lugares em ambas as tabelas. A FCEE/UCP é a única escola portuguesa nesta listagem que é cada vez mais competitiva, define Luís Cardoso, director da Formação de Executivos. "Este ranking é muito considerado entre as escolas e determina a procura que têm. É competitivo porque está a aumentar o número de concorrentes, escolas de países emergentes, como os asiáticos, que têm a educação como valor central, que estão a fazer um esforço de formação e de recrutamento de professores nas melhores escolas do mundo", explica.

Estar há três anos numa tabela de apenas 45 escolas mundiais é um orgulho para a directora da faculdade, Fátima Barros. "Há escolas de países como a Holanda, Alemanha ou Dinamarca que não aparecem. Nós estamos em 17.º entre as melhores europeias e queremos consolidar a nossa posição", anuncia. A nível da Península Ibérica, a escola ocupa a quarta posição e continua a ser a única portuguesa na lista. "Infelizmente para Portugal, estamos sós, houve outras escolas que mostraram empenho em estar [no ranking] mas infelizmente não aconteceu", lamenta Luís Cardoso. A subida de dois lugares em ambas as tabelas, a global e a europeia, "reflecte a trajectória" que esta formação tem feito. Os cursos para executivos começaram em 1991. A faculdade só apresentou a candidatura ao FT depois de ter obtido acreditação internacional, em 2006, uma das condições fundamentais para concorrer. Além do envio de dossiers com todas as informações exigidas, o FT envia inquéritos aos antigos alunos e clientes.

Os rankings do FT abrangem também os MBA e as formações à luz de Bolonha, às quais a escola ainda não pode concorrer por ainda serem recentes, explica Fátima Barros. Em dois anos, 2007 e 2008, a facturação na formação de executivos aumentou 35%, o que coincidiu com o reconhecimento do FT. Fátima Barros garante que esta formação é responsável por mais de metade do orçamento da faculdade. "Não temos financiamento público, por isso estes valores para o financiamento da escola são cruciais", esclarece. O próximo ano poderá, porém, não ser tão positivo. "A educação e formação é um sector sensível à crise", diz. Este ano, as grandes escolas de negócios estão a perder entre 20 e 30% da facturação.

Sem comentários: