sexta-feira, maio 29, 2009

SLB

Já acabou o campeonato há uma semana. Falta a Taça. Ainda não se conhece o futuro do treinador do Benfica, Quico Flores. Quico sim, que não me apetece chamar-lhe Quique à castelhana.


Há algum tempo que queria deixar a minha achega. Será que fica? Será que não? Que deveria o Benfica fazer?


Há defensores do Quico mas a maioria defende a saída.


Se fosse eu a decidir... Quico saia.


Aliás o argumento da estabilidade para mim cai pela base e passo a explicar.


O Quico deve sair não pelos resultados, não pelo terceiro lugar ou pela horrifica campanha nas competições europeias. Para mim não são essas as razões fundamentais que me levam a clamar pela saída do Quico.


Aqui o argumento da estabilidade e de um projecto a médio prazo (2-3 anos) continuaria a fazer sentido.


Mas vamos a factos: Com uma gaffe aqui ou ali, o Quico tem boa comunicação com os média, tem um excelente perfil, parece determinado e profissional. Parece ser possuidor de bons principios éticos, é ambicioso, metódico e confiante.


Mas factos também: Quico tinha ao seu dispor o melhor plantel em valores individuais dos últimos 10 anos do SLB. Provavelmente o melhor plantel desta temporada em Portugal. Foram-lhe dadas todas as condições a nível de recursos, nunca foi colocado em causa pelos superiores hierárquicos. Os resultados não apareceram.


Ainda assim eu daria o benefício da dúvida, até porque é um treinador novo, com um plantel muito renovado.


Porque digo então que deve sair Quico.


Porque durante toda uma temporada o Benfica pura e simplesmente não jogou. Sempre se valeu de alguns valores individuais. De resto apenas o deserto de ideias.


Numa temporada o SLB fez um grande jogo e duas boas meias partidas. De facto a única exibição de encher o olho foi a segunda mão contra o Nápoles. De resto o vazio.


Tendo em conta que este jgo foi no início da temporada só seria de esperar que a equipa melhorasse... mas só piorou, encontrando o fundo do poço com a paupérrima exibição contra o Estrela da Amadora da segunda volta.


Durante toda uma temporada os adeptos viram um futebol sofrível, sem dinâmica, desaptado à realidade do futebol português. Quico sempre pareceu nesse aspecto um peixe fora de àgua, não compreende o que é o Benfica nem a forma como tem de jogar, dominhando e asfixiando o adversário.


Claro que se os jogadores falham de baliza aberta ele não pode ir marcar por eles, mas o futebol do Benfica é ao fim de um ano com o técnico espanhol pior , muito pior do que o futebol de Fernando Santos. Aliás pergunto-me o que teria feito o Mal-amado treinador com estes jogadores à sua disposição. Quico é muito superior ao técnico português ao nível da comunicação, mas o Benfica de parcos recursos de Fernando Santos mostrou a espaços ser um Benfica de mão cheia.


Essencialmente e não falando de muitas relações duvidosas com jogadores e talvez alguma falta de liderança no Plantel, Quico deve sair porque o Benfica não pode estar mais um ano sem dinâmica e sem filosofia de jogo, algo que nunca existiu durante toda esta temporada. Com esses predicados até estaria pela estabilidade de um projecto, sem isso... o SL Benfica continuará a perder tempo.

Sem comentários: