quarta-feira, maio 13, 2009

Como Gibraltar pode influenciar as eleições no Reino Unido

in news.bbc.co.uk

O rochedo de Gibraltar situa-se na ponta de Esapanha com África à vista.
Tem o sol mediterrâneo nas costas, mas a 4 de Junho tornar-se-á uma cidade no sudoeste de Inglaterra, assim como Falmouth ou Swindon.
Os aproximadamente 18000 eleitores de Gibraltar ajudarão a escolher quem representará o Sudoeste de Inglaterra no Parlamento Europeu.
Os habitantes de Gibraltar votam com muito maior entusiasmo do que os seus concidadãos britânicos. A primeira vez que votaram nas eleições europeias de 2004, a ida às urnas foi quase o dobro do que a média britância, nos 60%.

Direito a votar
Os taxistas Wilfred Lima e Lea Manasco são verdeiros gibraltenhos - os seus pais e avós vivem no rochedo. Eles explicam que gostam de votar. "Claro que votar é algo muito popular por aqui", diz o senhor Manasco. "Tivemos que lutar por isso e eis que aqui chegámos. Claro que é importante para nós."
Os gibraltenhos só recentemente ganharam o direito de votar para o Parlamento Europeu, depois de terem alcançado a vitória no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em Estrasburgo.
O governo britânico primeiro opôs-se à ideia, mas depois decidiu considerar Gibraltar como parte do Reino Unido, com semelhantes tradições militares e navais. E escolheram o sudoeste do país.

O Senhor Lima afirma: "Não se esqueça que nos juntámos à Europa em 1973, juntamente com o Reino da Grã-Bretanha. Espanha juntou-se em 1986, e por isso temos agora direito a votar. Tivemos de lutar pelo direito a votar mas conseguimo-lo."
A área eleitoral chama-se agora oficialmente Sudoeste de Inglaterra e Gibraltar, mas o eleitorado do rochedo é uma pequena parte do total, cerca de 1%. Por pequena que seja, é importante para o Ministro-chefe Peter Caruana.
Segundo ele, tendo lutado tanto pelo voto, as pessoas estão desejosas para exercer esse direito: "Sabe, muitas vezes, o que se consegue sem luta é dado por adquirido e aquilo que se lutou para ter sai mais valorizado." "Desta forma, tivemos de ir até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para o conseguir, pelo que é bom que nos demos ao trabalho de o exercer."

No referendo de 2002, 99% da população de Gibraltar votou contra as propostas de soberania conjunta com os vizinhos de Espanha. O voto não foi oficialmente reconhecido pela Espanha ou pelo Reino Unido, contudo, nenhum pode ignorar este "grito mudo" para manter o status quo.

O Ministro-chefe acredita que a reclamação espanhola por Gibraltar fez com que os habitantes estivessem muio mais dispostos a expressar-se democraticamente.
"Gibraltar é um sítio pequeno, as pessoas são muito politizadas, muito informadas politicamente, e a política está, por aqui, em todos os aspectos da vida," explica.
"Em Gibraltar temos uma grande tradição de ida às urnas, e assim acontecerá também nas eleições europeias."
Com as suas cabines telefónicas encarnadas e os tradicionais bobbies (polícias), Gibraltar parece e sente-se ser Britância.

Linha vermelha
Mas quando chega a altura de votar, certamente que farão as coisas de maneira diferente. Para ajudar os enfermos e idosos no dia das eleições, uma urna eleitoral andará pelo rochedo, acompanhada por elementos da polícia.
À volta das 12 mesas eleitorais de Gibraltar está pintada uma linha vermelha. Marca um limite que os candidatos e responsáveis eleitorais não podem pisar, a não ser para votar neles próprios. Os transgressores podem ser detidos.

Conforme os gibraltenhos se preparam para votar novamente, já se comenta em alguns jornais a possibilidade de conseguir um Deputado europeu próprio. Algo que parece muito irreaslista, tendo em conta o pequeno número de eleitores do local. Por agora, os eleitores do rochedo desfrutam o simples prazer de fazer parte do acto.

[Relativamente a Olivença o governo português continua a fingir-se "cego, surdo e mudo". A recente proposta de D. Duarte Pio, Duque de Bragança, não obteve reacções nas esferas diplomáticas, sintoma (mau) de que este tão relevante assunto continua a não ser importante para quem governa o país, numa tentativa de não afrontar os vizinhos castelhanos. Citando D. Duarte Pio de Bragança: " Os castelhanos só respeitam quem sabem exigir justiça, nunca quem se agacha".]

Sem comentários: