quarta-feira, maio 13, 2009

Angola: UNITA propõe autonomia para Cabinda

A autonomia para a província de Cabinda é uma das propostas do anteprojecto de Constituição da UNITA, apresentado hoje em Luanda pelo seu líder, Isaías Samakuva.

A UNITA elegeu a descentralização político-administrativa de Cabinda, por entender que é a via para a resolução da "complexidade dos problemas históricos" do enclave.
A proposta, que vai ser entregue à comissão constitucional parlamentar este mês, refere que só essa"descentralização" permite "maior agilidade, participação democrática e eficiência" na administração territorial e "consolidação da paz política e social" em Cabinda.

[A proposta é meritória, seja quem for que a apresente. O Tasquinha é, e sempre foi, favorável à resolução da questão de Cabinda, a bem dos cabindenses e respeitando os seus direitos históricos. Claro que nunca excluímos Portugal da questão. Importa relevar o papel de S.A.R. O Senhor D. Duarte Pio, Duque de Bragança e de alguns partidos políticos - CDS/PP e algumas franjas do PSD e do PS -, das associações de emigrantes cabindenses, bem como de elementos da FLEC.]

Sem comentários: