quarta-feira, abril 15, 2009

Consórcio da Mota ganha projecto de 3,3 mil milhões na Eslováquia

A Mota-Engil anunciou hoje que o consórcio detido em 19% pela sua participada Ascendi assinou o contrato com o Estado Eslovaco, para a construção e exploração de uma auto-estrada no país, num projecto de 3,3 mil milhões de euros.

O Consórcio Slovenské Dial’nice, onde a Ascendi detêm actualmente uma posição de 19%, assinou com o estado Eslovaco, um contrato de concessão, que será válido por um período de 30 anos, para a execução do projecto, construção, financiamento, operação e manutenção de 5 secções da Auto-Estrada D1.Segundo um comunicado da Mota-Engil, o valor global do projecto é de aproximadamente 3,3 mil milhões de euros, o qual inclui um investimento para o período de construção de cerca de 2,5 mil milhões de euros.

Além da empresa portuguesa, participam ainda neste consórcio empresas do grupo francês Bouygues (19%), as eslovacas Doprastav e Vahostav, cada uma com 19%, a gestora de fundos luxemburguesa Meridiam (19%) e a sul-africana Intertoll com 5%. Segundo anunciou a Mota-Engil, foi acordado entre os sócios da concessionária que, logo após o fecho dos acordos de financiamento e início efectivo do período de concessão, se procederá a um reforço da posição dos investidores exclusivamente financeiros (Meridiam), que passarão a deter 49% da concessionária. Os parceiros industriais, que em conjunto deterão 51% do capital, reduzirão a sua participação proporcionalmente, pelo que a Ascendi passará a deter 12% da concessão.

Sem comentários: