segunda-feira, março 23, 2009

Vinho 'Yes We Can' de Abrantes conquista americanos

Da Herdade de Cadouços, no norte do Ribatejo, saiu um vinho biológico que está a fazer furor entre os consumidores dos EUA. Ou não tivesse escolhido para nome o 'slogan' da campanha presidencial de Barack Obama.

O vinho tinto Yes We Can Reserve 2007, produzido por processos biológicos na Herdade de Cadouços, no Alto Ribatejo, já conquistou o mercado norte-americano.
A principal característica dos vinhos aqui produzidos, segundo a proprietária Ana Cristina Ventura, é o facto de não haver qualquer manipulação química, com uma "filosofia de preservação exclusiva dos aromas naturais", utilizando rolhas de cortiça natural proveniente de agricultura em modo biológico e utilizando rótulos de papel ecológico e tintas vegetais.
Composta por 600 hectares de área e situada no norte do Ribatejo, em Bemposta, Abrantes, a Herdade de Cadouços bebe influências das Beiras e do Alentejo, num ambiente de lagos com nascentes naturais e montados de sobro, pontuados por flora diversa autóctone e aves migratórias.

Com um volume de vinho certificado de 3750 litros, a produção em garrafa do Yes We Can Reserve 2007 atingiu as 15 mil unidades "muito por força das encomendas que chegam dos EUA, essencialmente de Chicago, mas também do Brasil e Angola".
O vinho é produzido exclusivamente para exportação. E, segundo Ana Cristina Ventura, que coordena todo o processo desde a viticultura ao estágio, o nome "não nasceu pelo modismo ou pelas novas tendências, antes por um conceito que vivenciamos".
A marca Yes We Can "reflecte na perfeição a nossa maneira de estar na vida e a nossa filosofia de acreditar que podemos fazer coisas com qualidade, preservando a autenticidade da natureza", disse.
"Em vez da produção em quantidade, privilegiamos a qualidade, com uma vindima onde as uvas são recolhidas suavemente por uma equipa de senhoras", explica a proprietária do empreendimento.

"Há vários estudos que comprovam a influência da música na água e plantas, pelo que consideramos ser esta fase do estágio um corolário de sentimentos que representam um ambiente de paz, harmonia e interioridade espiritual", afirmou Ana Cristina Ventura.
O Yes We Can Reserve 2007 está certificado pela Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo (CVRR).

O Guia Michelin reconhece, desde há dois anos, a herdade como turismo de qualidade, o que permitiu atrair turistas de Espanha, França e Inglaterra.

Sem comentários: