terça-feira, março 10, 2009

Obama e os portugueses

Até há bem poucos dias aceitavam-se apostas sobre qual seria o português com relevância internacional que primeiro se encontraria/reuniria com Barack Obama. E a "disputa" era, principalmente, entre Durão Barroso e Jorge Sampaio, o primeiro enquanto Presidente da Comissão Europeia e o segundo enquanto Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações. António Guterres estava, em princípio, fora desta equação.

Falou-se de um telefonema de Obama para o ex-primeiro-ministro Durão Barroso, logo nos primeiros dias de mandato, cumprimentando-o, o que é normal, tendo em conta a importância do seu cargo.
Mais tarde, foi anunciada a presença de Barack Obama na Cimeira do G20, que começa a 2 de Abril em Londres.

Aqui, Jorge Sampaio já estava em desvantagem. E acabou por perder a corrida.
Já foi confirmada a presença de Barack Obama no segundo encontro da Aliança das Civilizações (AdC), iniciativa liderada pelo ex-presidente da República Jorge Sampaio, que se realiza a 6 e 7 de Abril em Istambul.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, o chefe do governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, marcarão também presença no forum.
Recorde-se que a AdC é uma ideia lançada pela Espanha em Setembro de 2004 e depois retomada e oficializada pela ONU.

E eis que surge outra contenda:
Em termos ibéricos, qual será o primeiro a privar com Obama, ao nível de primeiro-ministro? Sócrates ou Zapatero?
Resposta fácil: Zapatero, logo a 2 de Abril, em Londres. A Espanha fez-se convidada e conseguiu por uma unha negra estar presente.

Diferenças de dimensão...

Sem comentários: