segunda-feira, março 09, 2009

EUA: Marc Gonçalvez, ex-refém das FARC, condecorado

O luso-americano Marc Gonçalves, refém da guerrilha colombiana FARC durante cinco anos, será condecorado na quinta-feira, em Miami, pelo chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, almirante James Stavridis.

Os americanos Keith Stansell e Thomas Howes estiveram sequestrados juntamente com Gonsalves e receberão também a Medalha da Defesa da Liberdade, equivalente civil à distinção militar Coração Púrpura - outorgada a soldados mortos ou feridos em batalha.
Os três condecorados trabalhavam para a empresa Northop Grumman, contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para colher dados sobre cultivo de droga na Colômbia, quando foram sequestrados em 2003 pelas Forças Armadas Revolucionárias da
Colômbia.

O sequestro dos três americanos aconteceu depois do avião em que viajavam sofrer uma aterragem forçada numa área ocupada pelas FARC.
O Comando Sul do Estados Unidos explicou que se tratava de "uma missão aérea de rotina para detectar plantações de cocaína ao sul da Colômbia", mas com a emergência a bordo, o avião teve de aterrar na região dominada pelas FARC.

Sem comentários: