sexta-feira, janeiro 09, 2009

Embaixadas portuguesas sem funcionários, denuncia sindicato

Várias embaixadas portuguesas ficaram sem funcionários e reduzidas ao embaixador e a um diplomata depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) não ter renovado os contratos de 45 trabalhadores, denunciou o sindicato do sector.

"O MNE tinha 45 funcionários a termo certo que, a 31 de Dezembro, finalizaram os três anos. Se renovassem tinham de passar a efectivos. O MNE pediu ao Ministério das Finanças para renovar os contratos, mas não foi dada a autorização", disse hoje Alexandre Vieira, do Sindicato dos Funcionários Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE).
De acordo com o sindicalista, o MNE "tentou e está a tentar contratar funcionários através de empresas locais de trabalho temporário" para substituir os que foram dispensados, situação que considera ser ilegal.

Suíça, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e quase todas as embaixadas abertas em países do Leste europeu são alguns dos postos, segundo Alexandre Vieira, atingidos pela não renovação dos contratos de trabalho.
"Vários postos ficaram em situação muito precária, como por exemplo a Eslovénia e a Eslováquia, que só têm o embaixador e o número dois da embaixada. Não têm mais ninguém", afirmou.

Lembram-se de o Governo falar na aposta na diplomacia económica? Cá está.

Sem comentários: