terça-feira, janeiro 27, 2009

'El País' compara Jardim a Muammar Kadhafi

Jardim detém o recorde mundial de permanência no poder.

"Paraíso sob controlo" foi o título escolhido pelo El País, no passado domingo, para falar do "líder eterno" da Região Autónoma da Madeira há mais de 30 anos. Na reportagem assinada por Francesc Relea, Alberto João Jardim surge como um "político incomum, que detém o recorde mundial de permanência no poder por meios democrático". Só "Muammar Kadhafi que acumula ao longo do tempo como líder supremo da Líbia (39 anos)", supera Jardim. Só que o coronel nunca se submeteu ao veredicto das urnas. "Amado e odiado", "carácter histriónico" e "espírito caudillesco", que "abusa e humilha os seus adversários políticos", como, também, os seus colegas de partido (PSD), "qualidades pessoais que o não impedem de integrar o Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa Nacional".

A marca Jardim é produto "genuinamente madeirense", catapultado "em partes iguais pela Igreja e pelo antigo regime", uma vez que durante a "ditadura foi protegido e influenciado pelo seu tio Agostinho Cardoso, figura ligada ao salazarismo", cujo pensamento "de direita" Jardim acabou por reflectir nas colunas do jornal Voz da Madeira. Mas afinal, questiona, El País, qual é a chave para o sucesso deste político? Para tal ouviu a oposição. Primeiro, "o dinheiro" do Estado e da UE. Segundo, "não haver vontade política de olhar para a Madeira como parte de Portugal", respondeu o deputado do PS/M, Carlos Pereira. A história do deputado do PND, José Manuel Coelho, que acusou o governo de Jardim de "nazi-fascista", depois de exibir a bandeira com a cruz suástica, mais o episódio dos seguranças que impedirem a sua entrada na Assembleia, são outros dos pontos da reportagem, como o desenvolvimento das últimas três décadas, a existência de 30 mil funcionários públicos e uma dívida global acima de 3 mil milhões de euros.

O dirigente regional do PSD, Luís Filipe Malheiro considerou que o trabalho do El País "é uma reportagem desajustada, mal intencionada e sectária, deliberadamente destinada a enxovalhar a figura do Presidente do Governo da Madeira, assente em fontes de informação cujo perfil político e não só é de todos conhecido. Acho que este trabalho não prestigia em nada o El Pais. O contraditório não foi exercido". Já José Manuel Rodrigues, líder do CDS na Madeira afirmou que "A reportagem traduz, em boa parte, a realidade madeirense".

Alberto João Jardim ainda não reagiu à reportagem do El País. O líder madeirense deverá aproveitar a página de opinião no semanário O Diabo, reproduzida, em simultâneo, no Jornal da Madeira às terças-feiras, podendo ainda exercer o seu direito de resposta ao jornal espanhol ou mesmo processá-lo por crime de difamação e injúria.

Sem comentários: