terça-feira, janeiro 27, 2009

CPLP: Parceria Cabo Verde-UE em destaque na visita de Amado

A parceria entre a União Europeia e Cabo Verde e o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) à Guiné-Bissau estarão em destaque na visita do ministro dos Negócios Estrangeiros aos dois países, que hoje principia.
Luís Amado, presidente em exercício do Conselho de Ministros da CPLP, é acompanhado pelo secretário-executivo dos "oito", Domingos Simões Pereira, na visita a Cabo Verde, hoje, e à Guiné-Bissau, quarta-feira.

Em Cabo Verde, Luís Amado irá reunir-se separadamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Comunidades, José Brito, com o primeiro-ministro, José Maria Neves, e com o Presidente da República, Pedro Pires.
Os encontros, segundo o Palácio das Necessidades, deverão centrar-se sobretudo na preparação de uma visita do primeiro-ministro, José Sócrates, ao arquipélago, na Parceria Especial Cabo Verde-UE e nos principais desenvolvimentos regionais.

Quarta-feira de manhã, o ministro português chega à Guiné-Bissau, onde terá audiências com o presidente guineense, João Bernardo (Nino) Vieira, com o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, e ainda com o presidente da Assembleia Nacional, Raimundo Pereira. No âmbito da apresentação do programa de apoio dos "oito" ao relançamento da Guiné-Bissau, manterá ainda encontros com o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, General Baptista Tagmé Na Waie, e com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Maria Adiato Djalo Mandigna.
Na manhã de quinta-feira, Luís Amado parte de Bissau, fazendo escala em Banjul (Gâmbia), com destino a Lisboa.

Sem comentários: