quarta-feira, novembro 26, 2008

"Jogos Africanos", da autoria de Jaime Nogueira Pinto

O escritor, ensaísta e professor universitário português Jaime Nogueira Pinto lança segunda-feira em Lisboa o livro "Jogos Africanos", relato de "acontecimentos dramáticos e divertidos" sobre os corredores do poder na Angola, Guiné-Bissau e Moçambique independentes.

O também pensador político da direita portuguesa explicou que a obra, escrita em apenas um ano, constitui uma "narrativa factual" de acontecimentos por si vividos naqueles três países africanos a que esteve mais directamente ligado desde Junho de 1974, altura em que chegou a Luanda como voluntário militar. "O título do livro é o que melhor define esta história e histórias que tinha para contar, pois é bastante ambíguo, porque, de facto, são jogos, jogos de 20 anos de política africana em que estive presente", sublinhou Nogueira Pinto, aludindo ao horizonte temporal (1974/2004) da narrativa em que procurou ser "neutro" e "factual". "Procurei fazer uma narrativa realista, às vezes até chocante e brutal, pelo seu realismo", acrescentou, referindo, porém, que "Jogos Africanos" é uma "consequência" da intervenção externa, "dos não africanos", num continente "recém-chegado à estatalidade".

O primeiro contacto com a realidade africana, em Junho de 1974, dois meses após a revolução de 25 de Abril em Portugal, as primeiras amizades com políticos, militares e guerrilheiros, negociadores de uma geração que era, afinal, a sua, levaram Nogueira Pinto a participar em vários processos, umas vezes como espectador outras como actor. Na obra, Nogueira Pinto dá conta do seu envolvimento nas "intrigas e momentos decisivos" daqueles três países, com particular destaque para o caso angolano (13 dos 18 capítulos) e ao seu relacionamento com o líder da UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), Jonas Savimbi, morto em combate em Fevereiro de 2002.

Cruzando a sua história pessoal com os relatos dos vários protagonistas da política africana, o autor procurou, disse, "contar alguns episódios", os jogos e as razões do poder, da guerra e do dinheiro, "entrosados com as ambições e paixões humanas". Partindo da chegada a Luanda, Nogueira Pinto relata os primeiros encontros, os Acordos de Alvor, a amizade com Savimbi, a guerra civil angolana, os encontros de Gbadolite e a "euforia" dos Acordos de Bicesse, as eleições de 1992, o recomeço da guerra civil, as guerras nos Congos (Kinshasa e Brazzaville), a queda dos bastiões da UNITA (Bailundo e Andulo) e a morte do líder do movimento do Galo Negro.

Ao longo das 528 páginas, editadas pela A Esfera dos Livros, e falando também das suas relações com políticos norte-americanos, Nogueira Pinto faz uma incursão a Moçambique, onde destaca a relação com Afonso Dhlakama, líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), narra as causas e consequências de 15 anos de guerra civil e as negociações para a paz, celebrada em 1992. Sobre a Guiné-Bissau, Nogueira Pinto disse ter-lhe dedicado "apenas meio capítulo", em que conta a sua passagem por esse país dias antes da morte de Ansumane Mané, o líder da rebelião que depôs, na sequência do conflito militar de 1998/99, o regime do então presidente João Bernardo "Nino" Vieira, hoje novamente chefe de Estado. "Devo ser das últimas pessoas que tirou uma fotografia com Ansumane Mané. Dez dias depois, foi morto", sublinhou, sem adiantar qualquer opinião sobre o que então sucedeu. "Não escrevi tudo o que sei, porque há coisas que não se podem contar pelas mais variadas razões, desde políticas às de Estado, passando até pelas de amizade e estima pessoais", frisou Jaime Nogueira Pinto, natural do Porto, onde nasceu a 4 de Fevereiro de 1946 (62 anos), e autor de "António de Oliveira Salazar - O Outro Retrato", que já vai na sexta edição. "Jogos Africanos" é lançado na tarde de segunda-feira no Salão Nobre da Associação Comercial de Lisboa e será apresentado pelo embaixador e amigo do autor Francisco Seixas da Costa.

in Notícias Lusófonas

Sem comentários: