segunda-feira, novembro 24, 2008

Guiné: Portugal propõe à CPLP estabilização democrática

Portugal vai propor no Comité de Concertação Permanente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) um programa de estabilização democrática e desenvolvimento económico para a Guiné-Bissau, disse hoje em Belgrado o chefe da diplomacia portuguesa.

Luís Amado, que se encontra em Belgrado no âmbito de uma visita oficial de dois dias à Sérvia, acrescentou que o programa será apresentado terça-feira em Lisboa pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho.
Segundo o ministro Amado, o programa será para desenvolver ao longo de dois anos, no âmbito do novo governo saído das eleições legislativas realizadas na Guiné-Bissau no passado dia 16.

O ministro dos Negócios Estrangeiros crescentou que o programa que irá ser apresentado por Portugal se articula com a proposta pelo Presidente Abdulaye Wade, do Senegal, para a realização de uma conferência internacional sobre a Guiné-Bissau em Dakar.
"Articula-se sem nenhuma dificuldade com outras iniciativas da comunidade internacional e da região", disse. Amado referiu que toda a actuação da CPLP tem sido feita em estreita articulação com a região.
Portugal detém presentemente a presidência da CPLP.

Sem comentários: