segunda-feira, novembro 10, 2008

Descobrimentos portugueses em 22 maravilhas no Mundo

Muita gente, mesmo culta, ignora a maior parte das 22 históricas construções portuguesas, espalhadas pelo Mundo, que integram a lista de monumentos classificados como Património da Humanidade pela UNESCO. Esta situação irá sofrer uma alteração sensível dentro em breve, através da votação pública das ‘7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo’.

A iniciativa da empresa New 7 Wonders Portugal (N7WP), que conta com o apoio de várias entidades governamentais e do Estado, promove a divulgação da História e das imagens de 22 monumentos que foram construídos na América do Sul, em África e na Ásia ao longo dos séculos. A ideia "impulsiona a cultura e e o turismo ao nível local e mundial", afirmou Luís Segadães, presidente executivo da N7WP.
O projecto irá envolver as escolas, através de um concurso específico, que visa interessar os estudantes pela temática histórica. "Será uma espécie de ‘Quem Quer Ser Milionário", em que cada uma das equipas das escolas defende um monumento, sobre o qual tem de saber mais do que qualquer um dos outros', disse Eva Mota, elemento da organização.

Na próxima terça-feira, Joaquim Magalhães de Castro, jornalista e investigador da expansão marítima portuguesa, parte para uma viagem de dois meses, que o levará aos 22 monumentos. "Irá recolher informação, histórias interessantes, fotografias e vídeos, que se querem intimistas e originais, sobre cada um dos monumentos, para publicação em livro", diz Eva Mota. A obra será publicada em Junho. Portugal parte para esta iniciativa em situação privilegiada. Segundo a organização, é "o país que deixou mais património com maior diversidade geográfica" no âmbito da classificação de Património da Humanidade da UNESCO.

A votação das "7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo" inicia-se a 7 de Dezembro, prolongando-se pelos meses seguintes. O anúncio dos sete monumentos vencedores será feito a 10 de Junho de 2009, Dia de Portugal.

Os 22 monumentos de origem portuguesa que são Património Mundial da UNESCO estão espalhados por África, Ásia e América do Sul. Mas é no Brasil que há uma maior concentração devido à prolongada presença portuguesa.
Centro Histórico de S. Luís - Brasil
Centro Histórico de Salvador - Brasil
Centro Histórico de Olinda - Brasil
Centro Histórico de Goiás - Brasil
Centro Histórico de Ouro Preto - Brasil
Centro Histórico de Diamantina - Brasil
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas - Brasil
Missões Jesuítas dos Guarani - Brasil e Argentina
Missões Jesuítas de Trinidad do Paraná e Jesus de Tavaranque - Paraguai
Bairro Histórico da Colónia de Sacramento - Uruguai
Cid. portuguesa de Mazagão (El Jadida) - Marrocos
Ilha de Goreia - Senegal
Ilha de James - Gâmbia
Fortes e Castelos em Volta, Greater Accra - Gana
Cidadela de Fasil Ghebi - Etiópia
Ruínas de Kilwa e de Songo Mnara - Tanzânia
Ilha de Moçambique - Moçambique
Sítio Arqueológico de Qal at al-Bahrain - Bahrain
Igrejas e Conventos de Goa - Índia
Cidade Velha de Galle e suas Fortificações - Sri Lanka
Centro Histórico de Malaca - Malásia
Centro Histórico de Macau - China

Sem comentários: