quarta-feira, novembro 19, 2008

5ª Avenida, Chiado e Av. Liberdade passam ao lado da crise financeira

"O Chiado está na moda". É hoje um dos locais de comércio mais caros de Portugal, a par com a Avenida da Liberdade. As rendas atingem os 900 euros anuais por metro quadrado e são as 40.as mais caras do mundo. Em primeiro lugar surge a 5ª Avenida, em Nova Iorque, onde o metro quadrado pode custar por ano 12.612 euros.

A famosa avenida nova-iorquina mantém, assim, a primeira posição do "ranking". "Main Street Across the World 2008", realizado pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W). Em média, os retalhistas da 5ª Avenida pagam 12.612 euros por ano, o que representa uma subida de 23% face a 2007.
Enquanto Wall Street continua a sofrer os efeitos da crise financeira, tendo já perdido mais de 36% desde o início do ano, a Main Street tem conseguido contrariar os impactos negativos desta turbulência. Em 94% das 236 principais localizações de retalho a nível mundial registaram-se aumentos ou estabilizações dos valores das rendas, conclui o estudo da C&W.

Num grupo de 48 cidades, Lisboa é a 40ª localização de comércio mais cara do mundo. Esta posição representa uma queda de dois lugares face a 2007. O Chiado e a Avenida da Liberdade são as localizações mais caras da capital portuguesa: 900 euros anuais por metro quadrado, ou 75 euros mensais por metro quadrado. Este valor não inclui custos de condomínio, impostos locais e despesas de ocupação. "O Chiado tem verificado nos últimos anos um aumento da procura por parte dos retalhistas, que cada vez mais pretendem instalar-se nesta zona, registando valores equivalentes aos da Avenida da Liberdade. Hoje, o Chiado está definitivamente na moda, atraindo lojistas internacionais de referência", sublinha Sandra Campos.
Entre as localizações mais caras de comércio do mundo encontram-se, logo a seguir à 5ª Avenida, Hong Kong, Paris, Milão, Dublin e Londres. Na Causeway Bay, em Hong Kong, uma renda pode custar, anualmente, 12.161 por metro quadrado. Em terceiro lugar surge Paris onde as rendas podem chegar aos 7.732 euros. Este ano, Londres caiu duas posições para o sexto lugar. Na New Bond Street o valor da renda anual por metro quadrado é de 5.520 euros. No "top ten", a maior subida foi registada pela Grafton Street, em Dublin, onde o valor da renda anual é de 5.621 euros por metro quadrado. A Grafton Street figura agora no grupo das cinco localizações de comércio mais caras do mundo.

Sem comentários: