quarta-feira, outubro 01, 2008

Namíbia: Lisboa salvaguarda vestígios de nau portuguesa

O Ministério da Cultura (MC), reagindo a notícias que davam conta de que uma nau portuguesa do séc. XVI descoberta na costa da Namíbiaela poder em breve ficar submersa, lembrou que já ficou "claro que o interesse fundamental do Governo português era o de assegurar a integral salvaguarda dos vestígios em questão".

Pergunta-se: Só isto? Mas o interesse "fundamental" (termo que pode significar "isto e precisamente o seu contrário") permite ou não que algumas peças (senão uma boa parte...) venha para os Museus do País? Estão a ser feitos contactos diplomáticos para que tão importante espólio também venha a estar nos nossos Museus? Imagino...

Foi também em Setembro que o MC e o Ministério dos Negócios Estrangeiros decidiram enviar ao local - a interface costeira de Oranjemund - dois técnicos portugueses do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.
A Agência France Presse noticiou no sábado que os destroços da nau portuguesa descoberta em Abril ao largo da Namíbia "serão devolvidos proximamente ao oceano sem ter podido revelar odos os seus tesouros devido aos elevados custos para serem retirados das areias subaquáticas".

Sem comentários: