quarta-feira, setembro 17, 2008

Timor: Biblioteca e Museu Nacional nas prioridades do Governo

A Biblioteca Nacional (BNTL) e o Museu Nacional de Timor-Leste (MNTL) são prioridades estratégicas em fase de concretização, afirmou o responsável da Cultura timorense.
A localização da futura BNTL "já foi identificada" e o ministério da Justiça, que tutela a Direcção de Terras e Propriedades, já recebeu um pedido de atribuição do respectivo terreno, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Virgílio Simith.
A BNTL poderá nascer de raiz no bairro de Aitarak Laran, no centro de Díli, não longe do novo Palácio Presidencial que está em construção, afirmou Simith, numa entrevista sobre a estratégia do Governo para a Cultura.
De acordo com mesma fonte, a BNTL, cujas linhas conceptuais estão a ser definidas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC), será um espaço polivalente que incluirá um centro de espectáculos.
É também objectivo do actual Governo concretizar a médio prazo o MNTL, construindo um espaço para a colecção já existente e que está guardada numa sala do ministério da Educação, que tutela a SEC.

No âmbito do programa "UNESCO/Timor-Leste Parceria de Museu a Museu", 45 peças, das cerca de 500 existentes na SEC, foram cedidas temporariamente ao Museu e Galeria de Arte do Território do Norte (MAGNT), em Darwin, Austrália.
A exposição no MGNT, patente a partir de Novembro de 2008, será a primeira exibição de envergadura, no estrangeiro, desde a independência timorense.
A SEC dispõe já de técnicos timorenses qualificados em diferentes aspectos de museologia e conservação, a partir de parcerias com o MAGNT, a UNESCO e instituições académicas, salientou Simith.
As opções estratégicas da SEC a médio e longo prazo reflectem a integração da política cultural na política geral de Educação, reflectida nos organigramas dos sucessivos governos de Timor-Leste.

Sem comentários: