quarta-feira, setembro 17, 2008

Telecom: PT lança computador Magalhães e programa e-Escolas na Namíbia

A MTC, operadora namibiana participada da PT, assina hoje um acordo com o Governo da Namíbia que permitirá massificar o acesso à Internet em banda larga com a distribuição, pelos estudantes deste país africano, do portátil português Magalhães.

O projecto ConnectED, que se inspira no português e-Escolas, vai envolver a distribuição gratuita de um milhar de computadores Magalhães por mil escolas namibianas, bem como a venda, a preços subsidiados, de computadores portáteis de várias marcas com acesso à Internet, aos cerca de 25 mil estudantes do ensino superior deste país africano.
Numa entrevista conjunta, o primeiro-ministro da Namíbia, Nahas Angula, e o presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava, afirmaram que o projecto pretende colocar a Namíbia "na linha da frente" da alta tecnologia em África.
"Este é um projecto piloto muito importante. Queremos que as nossas crianças tenham acesso às tecnologias da informação", afirmou o governante, mostrando-se "entusiasmado" pelo programa que, a longo prazo, pretende ver estendido ao meio milhão de crianças em idade escolar da Namíbia.
Por sua vez, o presidente da PT, que está a realizar um périplo pela África Austral, explicou que o projecto permitirá cumprir três objectivos: ajudar as crianças da Namíbia, aumentar a base de clientes do grupo em África e contribuir para a exportação de alta tecnologia de fabrico português.
Bava acredita que o Magalhães é a melhor solução para a realidade da Namíbia e de outros países africanos. "Além disso, temos muita honra em contribuir para o aumento das exportações portuguesas", acrescentou.
A PT pretende estender o programa a outros mercados africanos onde está presente, como o vizinho Botswana, afirmou o presidente da operadora.
O continente africano é um "pilar decisivo" para a estratégia de crescimento da PT, disse ainda Bava.
A operadora portuguesa está atenta a todas as oportunidades de crescimento na Namíbia e em outros países africanos, afirmou o presidente da PT, salientando o facto de a Namíbia ser um país estável, com regulação previsível e boas condições para os investidores estrangeiros.
A MTC vai investir cerca de 860 mil eurosno projecto ConnectED, que se inspira no programa e-Escolas, o qual desde há um ano tem permitido a venda de computadores portáteis com acesso à internet a estudantes e professores portugueses, a preços baixos.
O lançamento do ConnectED coincide com o assinalar de um marco na vida da MTC, que conquistou há dias o "cliente número 1 milhão", o qual, simbolicamente, é "cliente de banda larga móvel", afirmou Zeinal Bava.
A MTC tem actualmente cerca de 20 mil clientes de Internet em banda larga móvel.
A empresa, que tem o português Miguel Geraldes (ex-TMN) como director-executivo, é a maior operadora móvel da Namíbia, sendo detida em 34% pela PT.
Este ano, a MTC deverá apresentar lucros de cerca de 30 milhões de euros.
O Governo da Namíbia, que controla os restantes 66 por cento da MTC, pretende privatizar uma parcela adicional de 15% do capital da operadora.
O primeiro-ministro Angula afirmou que está a ser estudada a forma como esta venda será feita, sendo certo que esta deverá decorrer "de forma aberta e transparente, para evitar a corrupção".
A PT tem sido vista como interessada nesta participação que será colocada no mercado, mas o primeiro-ministro namibiano garante que a operadora portuguesa terá de concorrer em condições semelhantes às de outros potenciais interessados.
No entanto, Angula espera que a PT "continue a investir" na Namíbia, no segmento móvel ou em "outras oportunidades de negócio", tal como outras empresas portuguesas, em sectores como a "energia, transportes, turismo ou vinhos, entre outros".
"Os investidores portugueses são bem-vindos à Namíbia. Temos laços culturais muito antigos com Portugal e existe uma comunidade portuguesa na Namíbia. Para vocês, a Namíbia não é um país estrangeiro", sublinhou o governante africano.

Sem comentários: