sexta-feira, setembro 26, 2008

Mercado japonês é a nova aposta dos vinhos do Douro e Porto

Os vinhos do Douro e Porto estão apostados em entrar em força no Japão. Com mais de 120 milhões de habitantes, este país importou o ano passado 28 419 caixas (de nove litros) de vinho do Porto, no valor de 1,854 milhões de euros, o que o coloca na 16.ª posição dos maiores importadores do sector em valor, e uma posição abaixo em quantidade.

Ao longo de três anos, até 2011, os consumidores japoneses tomarão contacto com as denominações de origem protegida dos vinhos do Porto e Douro, mas também do presunto de Parma e do queijo parmigiano reggiano. O projecto, aprovado pela União Europeia, conta com um investimento de três milhões de euros e "tem como desafio fundamental promover a defesa da protecção das três denominações de origem europeias num mercado em grande crescimento mas com um conhecimento muito débil destas questões", explica Jorge Monteiro, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). Além disso, é um mercado com potencial de crescimento, mas que nos últimos anos estagnou. "Não são os mercados de massas que nos interessam, são os de valor, e este é o país com maior nível de vida da região", diz. Quanto à parceria, adianta: "Não faria sentido aparecer com produtos concorrentes, fizemos uma proposta combinada de produtos. O queijo de Parma combina com vinho do Porto e o presunto com o do Douro".

Incrementar a penetração e distribuição dos produtos e aumentar a sua quota de mercado, através de novos consumidores e do aumento da procura, são outros dos objectivos do programa. Intitulado "Jukusei Europe", arrancou no início deste mês com seminários em Tóquio e Osaka para jornalistas , chefes de cozinha e profissionais da restauração, num total de 200 pessoas. Até Novembro, estão a decorrer acções de degustação em supermercados e grandes armazéns. Jornalistas japoneses têm vindo ao Douro e a Parma. Em Janeiro arranca no Reino Unido (RU)novo projecto de promoção, envolvendo estas três denominações mais o vinho da Borgonha. Também por três anos, tem um investimento associado de seis milhões de euros. O RU importa 10,4 milhões de litros no valor de 49,8 milhões de euros. É o 5º mercado de Porto em volume e o 4º em valor.

Sem comentários: