sexta-feira, setembro 19, 2008

JP Sá Couto investe 30 milhões em Portugal

Empresa vai fabricar 'Magalhães' também na Venezuela.
A administração da JP Sá Couto vai investir 30 milhões de euros na construção de uma nova fábrica em Matosinhos.
A decisão foi tomada muito recentemente, confirmou João Paulo Sá Couto, um dos fundadores da empresa. Até agora, o arranque ou não do projecto desta nova unidade de produção de computadores estava dependente da concretização de algumas encomendas que a empresa tinha em perspectiva para o miniportátil Magalhães. Mas, face à procura, os irmãos João Paulo e Jorge Sá Couto decidiram arrancar com o projecto. A nova fábrica será mais robotizada e com uma produção superior à unidade que os irmãos Sá Couto já têm hoje em Matosinhos.

A fábrica actual, já com um projecto de expansão em curso para a criação de mais três novas linhas de produção, a funcionar em três turnos, pode produzir até 240 mil computadores. Para já, a empresa tem assegurada a venda de 1,5 milhões de unidades do Magalhães.
Um milhão será vendido à Venezuela. O contrato será assinado na próxima semana, no decurso da segunda visita que o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, fará a Lisboa este ano. E 500 mil vão para o programa E-escolinha, no âmbito do compromisso assumido entre o Governo português e a empresa. Mas as perspectivas de curto prazo apontam para que a empresa possa vir a ter uma carteira de encomendas de quatro milhões de computadores. As negociações com a Líbia estão a correr e bem e há um outro país que ainda poderá fechar negócio com a empresa antes deste, adiantou João Paulo Sá Couto, sem querer para já revelar o nome.

Além disto, a JP Sá Couto vai começar a comercializar o Magalhães no mercado português já na próxima semana, por um preço entre 285 e 295 euros. O lançamento será feito às 24 horas do dia 26 em duas lojas Fnac - a do NorteShopping, no Porto, e a do Centro Colombo, em Lisboa. Nesta primeira fase serão colocadas à venda dez mil unidades do pequeno portátil, concebido para ser utilizado por crianças entre os seis e dez anos, mas também por adultos. Contudo, a distribuição poderá estender-se a outras cadeias até ao final deste ano. Assim, a fábrica de Matosinhos já não poderá dar resposta a tantos pedidos, daí a decisão de construir uma nova também na mesma localidade. A empresa, que em 2007 facturou 96,5 milhões de euros, espera chegar ao final deste ano com um volume de negócios de 130 milhões. Mas isto sem contar com as vendas do Magalhães, apresentado ao mercado em Agosto na presença do primeiro-ministro português. Porque as vendas deste computador podem fazer com que a JP Sá Couto, que já produz o Tsunami, triplique a sua facturação. A empresa, actualmente com 150 trabalhadores, poderá também, com o projecto da nova fábrica, criar mais cerca de 100 novos postos de trabalho. Tal como para o computador Tsunami, a JP Sá Couto conta com a Prológica como parceira no projecto Magalhães.

Sem comentários: