sexta-feira, setembro 12, 2008

Guiné Bissau: Portugal anuncia reforço da cooperação técnico-militar

O ministro da Defesa português, Nuno Severiano Teixeira, anunciou hoje em Bissau o reforço de alguns projectos da cooperação técnico-militar com a Guiné-Bissau, nomeadamente o das lanchas, "fundamentais para o controlo de todos os tráficos ilegais". "Há projectos que vão ser reforçados, nomeadamente o das lanchas, que são fundamentais para o controlo e exercício da soberania da Guiné-Bissau e para o controlo de todos os tráficos ilegais", afirmou o ministro português, no final de um encontro com o Presidente guineense, João Bernardo "Nino" Vieira.

"Foi manifestado pela Guiné-Bissau o interesse de ter um apoio técnico-militar de nível mais elevado e, no âmbito da cooperação, vai ser reforçada a componente técnico-militar com um oficial para fazer esse apoio técnico especializado", acrescentou Teixeira, que chegou quarta-feira a Bissau para uma visita oficial de dois dias. No encontro com "Nino" Vieira, o ministro da Defesa português abordou também a cooperação multilateral no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciando que a Guiné-Bissau definiu o centro de instrução de Cumeré como o centro de excelência para a dimensão de defesa daquela organização.

"Nessa dimensão de defesa da CPLP, há projectos que estão relacionados com o desenvolvimento de uma rede de centros de excelência e a Guiné definiu o centro de instrução de Cumeré como um centro de excelência que pode vir a estar à disposição da CPLP", disse Severiano Teixeira. "Vamos, portanto, investir nesse centro, não só ao nível do melhoramento do quartel, mas também da activação e da formação de formadores", sublinhou o ministro, que realiza sexta-feira, antes de regressar a Lisboa, uma visita àquele quartel, situado nos arredores de Bissau. Severiano Teixeira abordou ainda com o chefe de Estado guineense a Missão da União Europeia para a Reforma do Sector da Segurança da Guiné, que considerou "fundamental para a consolidação das instituições democráticas e para a estabilidade política do país". Sobre as eleições legislativas na Guiné, previstas para 16 de Novembro, Severiano Teixeira disse que, segundo o Presidente guineense, estão a ser "desenvolvidos todos os esforços no sentido de realizar as legislativas". O Presidente guineense "espera que as eleições sejam um marco importante, fechando um ciclo e abrindo outro, na vida política da Guiné-Bissau, que permita dar estabilidade e segurança, condições fundamentais para o desenvolvimento", afirmou o ministro português.

Sem comentários: