quarta-feira, agosto 27, 2008

Guerras e guerrinhas

É extremamente preocupante ver o tipo de clique que tomou conta da Rússia política. Líderes que tentam um novo programa de expansão à custa de grandiosidades territoriais passadas, e que encobrem o futuro sob um manto de regresso a uma cortina de ferro e a tempos de Guerra Fria.

Apoiada num bloco com a grandiosidade chinesa, levanta o pescoço numa tentativa de afirmação perante mundo, provavelmente desnecessária... reconhecendo independências de regiões integradas na Geórgia, um país independente e soberano. A abkhásia e a Ossétia do sul, querendo ou não as suas gentes separação da geórgia, a Rússia aproveita simplesmente a chance de afirmar o seu poderio e a sua tentativa hegemónica de controlo territorial, além de demonstrar de forma categórica tanto a sua ambiguidade como a falência das instituições supra nacionais, nomeadamente a ONU.

Claramente esta tomada de atitude esta programada, é sobretudo uma vingaça do ocidente devido à questão do Kosovo. Esta é a realidade óbvia, e o real propulsor das ultimas atitudes russas. Mas é apenas um propulsor de um sentimento latente na sociedade política russa.

Instituições como a ONU ficam fragilizadas, porque os grandes países, o conselho de segurança, apenas funciona em relação a quem não tem forma de se auto-sustentar. EUA, Rússia, China, desrespeitam a belo prazer... e no fim a sala doc CS da ONU apenas é a demonstração pública de um combate de egos...

Sem comentários: