terça-feira, agosto 05, 2008

"A ASAE, os "CSI labs" e as eleições" por Camilo Lourenço

A nossa qualidade de vida melhorou porque acabaram os galheteiros nos restaurantes? Ou porque se proibiu as bolas de Berlim nas praias? Ou porque estabelecimentos artesanais, que faziam queijinhos, requeijão e bolos de amêndoa fecharam as portas?

A nossa qualidade de vida melhorou porque acabaram os galheteiros nos restaurantes? Ou porque se proibiu as bolas de Berlim nas praias? Ou porque estabelecimentos artesanais, que faziam queijinhos, requeijão e bolos de amêndoa fecharam as portas? Apesar do estômago delicado, não me lembro de nenhuma intoxicação provocada pelo abuso destes e de outros produtos. Em compensação, e a coberto de um fundamentalismo bacoco, íamos dando cabo de actividades típicas de certas regiões. Aquelas que respondem por parte do emprego (não assegurado pelas autarquias) e da riqueza locais. A revisão das normas que regulamentam estas actividades é bem-vinda (o jeito que dá ter eleições à porta...). Sobretudo porque limita a inépcia da ASAE, que atirava em tudo o que mexia na área alimentar se não tivesse a assepsia dos laboratórios CSI (o seu presidente até chegou a dizer que mais 50% dos restaurantes teriam de fechar as portas).

Todos ganhamos com regras que melhoram a higiene e segurança alimentar. Mas todos perdemos com exageros que dão cabo de produtos (cuja receita atravessou, em certos casos, gerações inteiras) que ajudam a pôr certas regiões no mapa e, até, a diferenciar o País de outros (gastronomia e produtos regionais são variáveis fundamentais no turismo de qualidade). Pormenor importante numa altura em que a globalização ameaça homogeneizar tudo e mais alguma coisa.

Sem comentários: