quinta-feira, julho 03, 2008

Portugal/Marrocos: X Cimeira no sábado em Oeiras dominada pelas questões energéticas

O primeiro-ministro, José Sócrates, estará presente sábado na X Cimeira Luso Marroquina, que se realiza no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, e que deverá ser dominada pelos temas da energia.
Segundo o executivo de Lisboa, Portugal deverá assinar com o Governo de Marrocos, cuja delegação será liderada pelo primeiro-ministro Abbas el-Fassi, acordos bilaterais nas áreas do turismo, de cooperação energética, indústria automóvel e infra-estraestruturas.
Na Cimeira Luso Marroquina, as reuniões sectorais vão envolver os ministros dos Negócios Estrangeiros, Finanças, Economia e Obras Públicas dos dois países,

No início de Junho, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, recebeu em Lisboa o seu homólogo marroquino, Taieb Fassi-Fihri, encontro no qual ficou decidido que a X Cimeira Luso Marroquina será dominada pelo tema da cooperação energética.
Além da questão da energia, Amado referiu que a cimeira deverá ainda voltar a discutir "o turismo e o turismo cultural", para fazer uma avaliação das iniciativas em curso.
Portugal e Marrocos têm em curso alguns programas de reabilitação de património que envolvem instituições e empresas dos dois países num esforço de recuperação de locais com valor histórico e sua orientação para o turismo.

Questionado sobre a imigração, em concreto sobre as notícias de que a França está a preparar um "pacto" para apresentar aos parceiros europeus durante a sua presidência da União, que se iniciou quarta-feira, Amado disse concordar com uma harmonização das políticas europeias de imigração que não deixe de encarar o fenómeno como algo que é necessário à Europa.

A IX Cimeira Luso Marroquina realizou-se no ano passado em Rabat, tendo terminado com a assinatura de 15 acordos nos domínios das finanças, economia, cultura, ciência e educação, transportes e ambiente.
Entre os acordos celebrados, os mais relevantes incidiram sobre a extradição de cidadãos detidos ou condenados e sobre a duplicação da linha de crédito de apoio aos investimentos nacionais em obras públicas, que passará de 100 para 200 milhões de euros.
Além desta linha de crédito, cujo financiamento é dado pela CGD, Portugal e Marrocos renovaram uma segunda no valor de 10 milhões de euros, que se destina a apoiar aquisições feitas a pequenas e médias empresas nacionais.
A área da cooperação científica, cultural e da educação teve três compromissos concretizados no final da cimeira, um deles prevendo a criação de uma comissão mista até 2009 e que, entre outras funções, encarregar-se-á de estudar um plano para a reabilitação de património histórico português na costa marroquina.

Foi também celebrado um protocolo de cooperação entre o Instituto Camões e o Instituto de Estudos Hispano Lusófonos com a Universidade Mohammed V, tendo como objectivo a criação de uma licenciatura em estudos portugueses e o desenvolvimento da investigação histórica e literária.

Sem comentários: