segunda-feira, junho 23, 2008

Portugal/Ucrânia: Cavaco Silva apoia "aproximação" de Kiev à UE e à NATO

O presidente da República, Cavaco Silva, manifestou hoje o apoio de Portugal a uma aproximação da Ucrânia à União Europeia e NATO, e elogiou o papel do chefe de Estado ucraniano, Victor Yushchenko, na luta pela liberdade.
"O presidente Victor Yushchenko é um exemplo para todos aqueles que amam a liberdade, a democracia e o Estado de Direito", declarou Cavaco Silva em conferência de imprensa, após ter recebido no Palácio de Belém o chefe de Estado ucraniano.
Ao abrir a conferência de imprensa, o chefe de Estado português foi ainda mais longe nos elogios ao percurso político do seu homólogo ucraniano, salientando "a coragem que deu provas na defesa da Constituição democrática do seu país".
"A Ucrânia desempenha um papel relevante numa região importante da Europa para a estabilidade e segurança do continente. Portugal é um país amigo da Ucrânia e deu provas disso quando presidiu à União Europeia", apontou o chefe de Estado.

Em relação às relações bilaterais económicas entre Portugal e Ucrânia, Cavaco Silva lamentou que se encontrem "aquém" das potencialidades.
"Os empresários portugueses olham com bastante interesse para o vasto mercado ucraniano, tendo também presente que este país aderiu recentemente à Organização Mundial do Comércio. Estou convencido que se vão aprofundar as oportunidades de negócio e de investimento entre empresários portugueses e ucranianos", defendeu o chefe de Estado português.

Sem comentários: