segunda-feira, junho 23, 2008

Imigração: Ucrânia quer encerrar até Setembro negociações com Portugal para acordo na Segurança Social

O presidente da Ucrânia, Victor Yushchenko, afirmou hoje esperar concluir até Setembro as negociações com Portugal para um acordo de protecção de segurança social em relação à comunidade ucraniana que trabalha em território nacional.
As declarações de Yushchenko foram proferidas numa conferência de imprensa conjunta com o chefe de Estado português, Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
O presidente ucraniano referiu que terça-feira, o seu segundo dia de visita oficial a Portugal, manterá encontros com o primeiro-ministro José Sócrates em São Bento, onde assinará um conjunto de acordos bilaterais e debaterá questões relacionadas com a comunidade emigrante ucraniana em Portugal.
Yushchenko começou por elogiar a adopção por parte do executivo de José Sócrates "de uma das mais modernas leis europeias da nacionalidade", mas frisou que "esta legislação não abrange tudo".

Por sua vez, o chefe de Estado português elogiou "o contributo para a vida nacional dado pela grande comunidade ucraniana residente em Portugal".
Segundo o chefe de Estado, a comunidade ucraniana "deu um contributo significativo para o desenvolvimento económico e social de Portugal".

Após a conferência de imprensa, o chefe de Estado ucraniano esteve presente ainda no Palácio de Belém num almoço oferecido pelo Presidente da República português, de onde seguirá ao início da tarde para a Assembleia da República.
O primeiro dia de visita oficial do presidente ucraniano tem também no seu programa uma visita à Câmara Municipal de Lisboa, a inauguração na capital portuguesa de uma Avenida Ucrânia e um encontro com o ex-chefe de Estado português Jorge Sampaio.

Sem comentários: