sexta-feira, junho 13, 2008

Cooperação: Açores e Cabo Verde realizam até final do ano seminário sobre emprego e formação profisisonal

As autoridades açorianas e de Cabo Verde vão realizar até final do ano um seminário para debater as áreas especificas de cooperação entre aqueles dois arquipélagos nas questões do emprego e formação profissional.
Numa conferência de imprensa, o director do Trabalho e Qualificação Profissional dos Açores adiantou que o evento, a realizar em Cabo Verde, permite debater e "abrir todas as portas" de cooperação, nomeadamente no que se refere à certificação profissional e gestão dos desempregados.
"Temos várias áreas de cooperação possível que era bom debater no seminário, mas notamos que haveria uma primeira área de cooperação, que vamos, desde já trabalhar, relacionada com o Observatório do Emprego e Formação Profissional" um organismo existente na região, indicou Rui Bettencourt.
Segundo disse, a ideia é trabalhar em conjunto em estudos prospectivos que ajudem à tomada de decisões de algumas medidas para as questões do emprego, particularmente na análise das necessidades das empresas, o que já tem vindo a ser desenvolvido nos Açores.

"Existem áreas muito fortes para a cooperação", frisou o director regional, lembrando que as questões do Emprego e Formação Profissional encontram nos dois arquipélagos "a problemática idêntica da dispersão geográfica".
Bettencourt admitiu como "possibilidade forte" de colaboração com Cabo Verde a questão do acompanhamento dos empregados de longa duração, os sistemas de indicadores de alerta, que funcionam nos Açores e permitem verificar eventuais sectores em crise e os que estão em expansão.
Outra hipótese de cooperação refere-se "ao apoio que os Açores podem dar na adesão de Cabo Verde ao Eurodisseia", programa de intercâmbios e estágios de jovens na Europa, assim como "na implementação da nossa base de dados da gestão dos desempregados", acrescentou o director regional.
O assessor do Ministério da Qualificação e Emprego de Cabo Verde, Olavo Correia, adiantou que estão a ser identificadas algumas áreas onde pode ser aprofundada a cooperação, mas garantiu existir "grande interesse" para a criação de um Observatório do Emprego em Cabo Verde.
"Trata-se de uma grande necessidade que temos em Cabo Verde, assim como transformar os nossos Centros de Emprego em autênticas estruturas de referência, onde os desempregados possam lá ir e encontrar respostas às suas preocupações", sublinhou Correia.
Correia disse ainda que o levantamento das necessidades de formação em Cabo Verde representa uma outra área de cooperação com os Açores, considerada "extremamente interessante".
De acordo com o responsável, existe em Cabo Verde muita juventude sem qualificação profissional, uma situação que importa corrigir, verificando as necessidades e formando pessoas em sectores onde existem mais carências.
Correia apontou ainda como outra questão a necessidade da certificação das profissões em Cabo Verde, alegando tratar-se de uma áre onde os Açores "têm uma experiência muito valiosa".

Sem comentários: