domingo, junho 29, 2008

Cavaco disse ao Papa que em Timor bispos mandam mais que políticos

Numa audiência curta, mas sumarenta. África ocupou uma boa parte da agenda.
"Welcome Mister President", exclamou Bento XVI, estendendo os braços a Cavaco Silva, indo ao seu encontro, na antecâmara da biblioteca privada do Santo Padre, onde durante 25 minutos, em inglês, os dois líderes políticos abordaram os temas nacionais e internacionais de maior actualidade.

"Falámos sobre as relações entre Portugal e a Santa Sé, a UE e o Tratado de Lisboa, África e Timor Leste. Tive ocasião de sublinhar a Bento XVI que Portugal, ao longo da sua história, contribuiu para que os cinco países de expressão portuguesa em África, o Brasil, Timor, tenham uma forte influência da parte da Igreja", explicou Cavaco. O PR acrescentou que o continente africano foi um tema de grande importância neste encontro. "A África fez parte da agenda das nossas últimas presidências do Conselho Europeu. Falei a Sua Santidade sobre a Cimeira Europa-África em Lisboa. Falámos da situação dos países de língua portuguesa, que contrasta vivamente com a situação trágica do Zimbabwe, que a comunidade internacional não pode nem ignorar nem legitimar", declarou Cavaco Silva.

"Falámos também de Timor Leste, onde a religião católica constitui uma referência decisiva na identidade cultural, e a voz dos bispos é mais forte do que aquela dos líderes dos partidos", disse Cavaco, que após a audiência papal se reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, Bertone.

Sem comentários: