quinta-feira, junho 26, 2008

Bélgica: Habitações vendidas só aos neerlandófonos

A cidade flamenga de Vilvorde, nos arredores de Bruxelas, ultrapassou uma nova etapa na querela linguística na Bélgica reservando apenas aos neerlandófonos 15 habitações sociais que irá em breve pôr à venda, noticia hoje a imprensa belga.
Para comprar uma destas habitações a preço reduzido, será preciso provar o conhecimento efectivo do neerlandês e não apenas demonstrar que se está pronto a aprender a língua oficial da região, como é já o caso da Flandres para aqueles que querem alugar uma habitação social.
Esta condição suplementar visa o futuro comprador mas também o seu cônjuge ou parceiro, segundo o boletim de informação comunal distribuído em Vilvorde.
Para que o seu dossiê seja atendido, os candidatos compradores deverão apresentar um diploma que prova que seguiram a sua escolaridade na língua neerlandesa.
Caso contrário, terão de fazer um exame linguístico específico.
Esta prova não constitui uma "sanção" mas antes um "estímulo" à aprendizagem de uma língua que é necessária para a integração no mercado local do emprego, justificou o presidente da Câmara de Vilvorde, o cristão-democrata Marc Van Asch, no jornal De Morgen.

Sem comentários: