quarta-feira, maio 14, 2008

Agência Espacial Europeia recruta astronautas em Portugal

Um astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) está amanhã em Portugal para uma sessão de promoção da campanha de recrutamento de novos astronautas.

Pela primeira vez, Portugal está incluído neste processo, não se sabendo ainda se já há portugueses interessados.As candidaturas deverão começar a surgir em breve, em particular após a sessão de informação que vai decorrer no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, afirmou ontem Mário Amaral, da representação da ESA em Portugal.
Além do astronauta Ernst Messerschmid, do Centro Europeu de Astronautas (EAC), estarão presentes o responsável pela divisão de astronautas desse organismo, Horst Schaarschmidt, e o investigador Manuel Paiva, que coordenou vários projectos de investigação biomédica no espaço. O processo de recrutamento terá início na segunda-feira, estando em jogo a selecção de pelo menos quatro astronautas para integrar futuras missões tripuladas à Estação Espacial Internacional (ISS) e "mais além", segundo a ESA.

"Não procuramos super-homens, mas pessoas sãs e com um perfil psicológico muito determinado, com capacidade de adaptação, abertas e que gostem de trabalhar em equipa", explica Jean Coisne, do gabinete de comunicação do EAC. Os quatro escolhidos, de preferência com idades entre 27 e 37 anos, irão juntar-se aos oito que actualmente integram o Corpo de Astronautas da ESA. A candidatura será feita pela Internet (www.esa. int/astronautselection) e terá de ser acompanhada de uma certificação médica idêntica à requerida aos pilotos da aviação comercial. Os candidatos terão de enfrentar vários patamares de selecção antes de serem considerados membros "potenciais" do pessoal da ESA, com condições para serem submetidos à comissão de exame das candidaturas, a última barreira na corrida para a sua nomeação oficial, prevista para o princípio de 2009.

Sem comentários: