quarta-feira, abril 09, 2008

Emirados: Amado promete abrir representação diplomática

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, prometeu hoje à comunidade portuguesa do Dubai abrir um consulado ou uma embaixada nos Emirados Árabes Unidos (EAU), possivelmente até ao final deste ano.
"Hoje mesmo informei o meu colega (dos EAU) de que vamos avançar para uma representação consular no Dubai ou para uma embaixada em Abu Dhabi, se possível, até ao final do ano", disse Amado aos cerca de 70 portugueses que se reuniram num hotel do Dubai para o encontro com o ministro.
"Reconheço que há um crescimento da comunidade portuguesa que obriga o governo português - e o Ministério dos Negócios Estrangeiros - a olhar de forma diferente para esta comunidade", disse também o ministro.

A abertura de uma embaixada nos EAU foi anunciada há dois anos durante a visita a Abu Dhabi do então chefe da diplomacia portuguesa, Freitas do Amaral, mas essa promessa continua por cumprir.
Um dos portugueses residentes no emirado, Luís Gonçalves, confrontou o ministro com as dificuldades com que os milhares de portugueses ali residentes se deparam para tratar de todo o tipo de documentos e com a falta de uma professora que assegure que as crianças falem e escrevam português.
"Somos uns apátridas neste país, quem nos representa é a embaixada espanhola (...) Uma representação consular e uma escola são essenciais", disse aos jornalistas Gonçalves, um dos 130 portugueses que trabalham há 20 anos nos estaleiros navais do Dubai, acrescentando que nesta altura os portugueses formavam a maior comunidade estrangeira dos Emirados.
Gonçalves, a trabalhar há 18 anos no Dubai, disse também que é muito difícil saber quantos portugueses há nos EAU, porque há cerca de quatro anos que a embaixada portuguesa na vizinha Arábia Saudita deixou de fazer o recenseamento.

Sem comentários: