quarta-feira, março 05, 2008

Portugal ocupa o 15.º lugar na competitividade do sector turístico num ranking de 130 países

Portugal é o 15.º país do mundo com melhor índice de competitividade no sector do turismo e viagens, subindo sete posições face a 2007.
Segundo dados ontem divulgados pelo Fórum Económico Mundial (FEM), é na qualidade dos recursos humanos, culturais e naturais que Portugal se destaca, ocupando, nestes indicadores, o 11.º lugar num total de 130 países analisados, onde a Suíça, a Áustria e a Alemanha ocupam os lugares cimeiros.A regulamentação, nomeadamente ao nível da sustentabilidade ambiental e da segurança, também obteve pontuação elevada (14.º lugar). No geral, e tendo em conta os três parâmetros analisados pelo FEM (regulamentação, infra-estruturas e ambiente económico, e recursos humanos, naturais e culturais), a vantagem competitiva de Portugal está na facilidade de criar empresas, na ratificação de tratados ambientais, no acesso a água potável e rede de esgotos, na presença de empresas de aluguer de automóveis ou na disseminação de caixas de Multibanco que aceitam cartões Visa. Portugal é beneficiado pelo número de locais considerados património mundial e até pelos estádios desportivos que oferece.
Do lado oposto, está o desempenho ao nível das práticas laborais de contratação e despedimento. Dos 130 países analisados, Portugal está em 122.º neste indicador. As desigualdades no poder de compra, os efeitos dos impostos e o elevado preço do petróleo também atiram o país para lugares finais da tabela nestes parâmetros. Há ainda muito por fazer na qualidade do sistema de educação, no número de camas hospitalares ou nas áreas protegidas.No ano passado o índice de competitividade do FEM dava o 22.º lugar a Portugal, num total de 124 países. O melhor desempenho verificava-se ao nível da regulamentação ambiental. As infra-estruturas turísticas também foram consideradas o ponto forte, ao contrário dos preços praticados pela indústria do turismo - neste indicador Portugal atingiu mesmo o 102.º lugar; este ano subiu para o 86.º. No entanto, a metodologia utilizada para calcular os indicadores foi diferente. No fundo da tabela geral de 2008 estão o Chade, o Lesoto e o Burundi. Moçambique não ultrapassa o 123.º.

Sem comentários: