quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Se o ridículo matasse a CPLP estaria morta

Aquela coisa inventada nos areópagos, bem comidos e bebidos, da política lusófona dos hotéis de luxo e que dá pelo nome de Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vai enviar em breve (em breve, note-se) uma missão a Timor-Leste para ajudar na "rápida resolução" da crise que o país atravessa, anunciou hoje o presidente do Comité de Concertação Permanente da organização.
"Saiu um consenso sobre a necessidade do envio de uma missão da CPLP com a maior urgência possível", disse o embaixador Apolinário Mendes de Carvalho aos jornalistas em Lisboa, no final de uma reunião extraordinária do Comité de Concertação Permanente da CPLP. Vá lá. Mais de uma semana depois da crise já existe – é obra! – consenso sobre a necessidade. Não está mal.

De acordo com o diplomata da Guiné-Bissau, a missão da CPLP irá a Timor-Leste com dois objectivos: prestar solidariedade e ajudar na resolução da crise. Para isso era melhor não ir. Os timorenses têm a barriga cheia de solidariedade, embora vazia de alimentos. "A missão vai encetar diálogo entre o governo e as autoridades timorenses para a rápida resolução da crise", sublinhou o diplomata da CPLP. Será que ninguém diz a esta organização que é ridículo a quem não tem poder, a quem não tem peso, a quem não tem força, a quem não tem razão, a quem não tem legitimidade prática pôr-se em bicos de pés para dizer que faz o que não faz? Questionado sobre quando a missão irá a Timor-Leste, Apolinário Mendes de Carvalho disse que falta "alinhavar" alguns pormenores, mas adiantou que pode ser "na próxima semana". Sim. Na próxima ou na outra a seguir. É preciso escolher o melhor hotel de Díli e isso leva o seu tempo… Para o presidente do Comité de Concertação Permanente da CPLP, a estabilidade em Timor-Leste requer "o diálogo franco e construtivo entre os principais actores políticos" timorenses. Quem diria? E foi preciso reunir para chegar a essa conclusão? E foi preciso mais de uma semana para descobrir que o primeiro mês do ano é Janeiro? Se o ridículo matasse, e é pena que não mate mesmo, a CPLP há muito que tinha desaparecido.

Por Orlando Castro in Notícias Lusófonas

Sem comentários: