quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Portugal é 15º destino preferido por investidores na UE

Portugal mantém a 15ª posição como destino preferido pelos investidores estrangeiros ao nível da União Europeia, indica o estudo da consultora A.T. Kearney (A.T.K.) divulgado em Lisboa.

"O desempenho de Portugal em 2007 surpreende pela positiva, uma vez que mantém a posição de 2005 no âmbito da União Europeia, à frente de países como a Dinamarca, Áustria e Noruega", disse à imprensa o director sénior do conselho de Política Empresarial Global da A.T.K., desde 2007.
Martin Walker, que comentou as conclusões do Índice de Confiança de Investimento Estrangeiro Directo, um estudo através do qual anualmente a consultora analisa a perspectiva presente e futura dos fluxos internacionais de investimento, destacou também que Portugal "está melhor posicionado" do que a Eslováquia e a Eslovénia.

A 15ª posição assegurada por Portugal no seio da União Europeia, acima destes dois últimos países-membros, é sobretudo significativa para este consultor uma vez que "têm regimes fiscais e custos de mão-de-obra bastante mais favoráveis".
De acordo com o estudo, Portugal surge à frente da Suíça.
Entre as áreas da economia que merecem a eleição dos investidores estrangeiros estão, entre outras, a indústria petroquímica, logística, turismo, tecnologia de ponta, telecomunicações e outsoursing de serviços de empresas multinacionais.

O estudo da A.T.K., realça a manutenção de Portugal na 15ª posição (igual ao ranking de 2005), ocupando agora 46ª posição mundial, caindo sete lugares.

Sem comentários: