quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Plano português sobre energias renováveis gera interesse e curiosidade em Inglaterra

BBC em Portugal para fazer reportagem sobre as metas do Governo para 2010.
Uma equipa da televisão inglesa BBC 2 deslocou-se no passado domingo à foz do rio Tua para efectuar uma reportagem sobre a futura barragem, incluída num trabalho mais amplo a pretexto das metas do Governo português para o uso das energias renováveis nos próximos anos.

Em 2007, Portugal comprometeu-se com novas metas para as energias renováveis até 2010, subindo de 39 para 45% a comparticipação da energia eléctrica verde e de 5,75 para 10% nos biocombustíveis. Os novos objectivos, pela sua ambição, têm suscitado interesse e curiosidade em Inglaterra; e, segundo um dos elementos da equipa da BBC, a reportagem que estão a fazer pretende responder a várias perguntas:
"Por que razão as metas apresentadas pelos portugueses para o uso de energias renováveis são substancialmente superiores às dos ingleses (10%) e à grande maioria dos países da União Europeia? Os objectivos são ou não exequíveis? O que é que os outros países podem extrair de positivo deste plano? Existem pressões de organizações e entidades na execução dos projectos, ou, pelo contrário, tem havido aceitação e compreensão das populações? Os aspectos ambientais vão ser respeitados?"

A escolha da futura barragem do Tua para este trabalho tem a ver com a controvérsia que a sua construção tem gerado e da oposição que grupos ambientalistas têm expressado, tanto em Portugal como junto de estâncias europeias. Um dos aspectos que os jornalistas britânicos, compararam entre a realidade inglesa e a portuguesa, foi a rapidez do processo. Este tipo de empreendimentos no Reino Unido costuma merecer uma ampla e minuciosa discussão pública e a morosidade deste tipo de projectos é à partida assumida e aceite por todas as partes envolvidas.

Sem comentários: