segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Jordânia: Efacec quer reforçar presença e Martifer aposta nas eólicas

Quase duas décadas depois de ter iniciado o seu processo de internacionalização, que se traduz na presença em mais de 65 países, a Efacec prepara-se para explorar o mercado jordano. O apetite por esta zona do globo surge na sequência da recente compra da empresa de engenharia norte-americana ACS – Advanced Control System, em Atlanta.
Uma unidade que desenvolve actividades complementares às do grupo português nas áreas da automação e controlo para a energia e que já possuía relações comerciais com esta região do Médio Oriente. A ACS é fornecedora da Jordan Electric Power, uma das duas empresas privadas de distribuição de electricidade do país. O presidente da Efacec, Luís Filipe Pereira, quer agora ver alargada a colaboração a outros segmentos como o das aparelhagens de média e alta tensão e transformadores de distribuição de energia eléctrica. Na mira do grupo nacional está ainda a área dos transportes e logística, onde oferecem desde componentes para metros ligeiros e ferrovias, até sistemas de transportes de bagagens em aeroportos.

Já a Martifer está de olhos postos nas eólicas. Apesar de estar rodeada por alguns dos maiores países produtores de petróleo do mundo, a Jordânia não possui uma única gota do tão desejado ouro negro. Um facto que obrigou a redefinir estratégias e a despertar para as energias renováveis. Em marcha está já um plano para promoção de 75 MW de parques eólicos.
A experiência portuguesa nesta área, onde é hoje uma referência a nível internacional, está a ser usada como cartão de visita na deslocação de Cavaco Silva à Jordânia. A Martifer é uma das empresas que se encontra a sondar este mercado. Com forte experiência no sector, a Martifer apresenta como trunfo a ligação ao fabricante indiano de aerogeradores Suzlon, bem como a participação num dos consórcios que irá promover a criação de um ‘cluster’ industrial em Portugal, permitindo o acesso a este tipo de equipamentos, cuja procura mundial supera largamente a oferta.

Sem comentários: