segunda-feira, fevereiro 11, 2008

CPLP: David Birmingham dá milhares de livros a centro de estudos africanos

O primeiro grande historiador da África lusófona, David Birmingham, doou recentemente a maior parte dos seus livros à Biblioteca Central de Estudos Africanos (BCEA), sediada no ISCTE, em Lisboa, com o qual colabora esporadicamente.

Birmingham, considerado o mais importante investigador na moderna historiografia angolana, escreveu pela primeira vez a história desse país de uma forma científica, até então a cargo de autodidactas, administradores coloniais e outros. A sua investigação teve a particularidade de incluir um novo olhar sobre os africanos, influenciando de forma determinante a formação de jovens investigadores de várias nacionalidades, que, a partir dos anos 60, começaram a dedicar-se à história das antigas colónias europeias.
O historiador britânico colocou à disposição da BCEA mais de mil livros, à excepção de obras sobre Angola, sobre a qual se especializou.

O centro lidera o projecto BCEA, reunindo não só obras respeitantes aos países africanos lusófonos, mas de todo o continente. "Já temos oito mil livros com acervo alargado a todos os países africanos. O interesse é desenvolver exactamente a perspectiva não apenas das ex-colónias e da lusofonia, mas abrangendo os outros países", especifica o coordenador Manuel João Ramos, "evitando que os alunos tenham de se deslocar para França ou Inglaterra para prosseguir os seus estudos".

O centro vai entrar no projecto Connecting Africa quando arrancar a "criação de um acervo digital partilhável a nível internacional", realça Clara Carvalho, presidente do Centro de Estudos Africanos (CEA). Nesta rede europeia estão articuladas bibliotecas e arquivos holandeses e belgas. Posteriormente, estas unidades ficarão ligadas em rede com as bibliotecas africanas, nomeadamente com os maiores centros de promoção da investigação, como o CODESRIA, sediado em Dakar, no Senegal. A partir de Março será possível divulgar on-line as publicações do CEA, em particular a revista Cadernos de Estudos Africanos, além de se iniciar, também este ano, a publicação em Inglaterra de uma colecção monográfica dirigida pelo CEA, African Vistas, pela editora Sean Kingston.

Sem comentários: