sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Cavaco Silva à conquista de negócios na Jordânia

Estão garantidos acordos nas áreas do turismo e da cultura e visita a Petra. Contudo, o sucesso da viagem só será pleno se, como reconhece fonte do Palácio de Belém, "forem assinados acordos e parcerias económicas".

Cavaco Silva parte amanhã para Chipre, onde fará escala antes de iniciar uma visita oficial de três dias à Jordânia, a primeira de um presidente da República português àquele país.
A comitiva presidencial integra, por isso, além do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta.
Cabe-lhe liderar a delegação empresarial que acompanha o Presidente da República, composta, entre outros, por Ângelo Correia, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Árabe, Luís Filipe Pereira, presidente da EFACEC, António Pontes, administrador da Martifer, António Frada, administrador da Soares da Costa e Alexandre Gonçalves de Oliveira, presidente da RIOPELE.

Com 5,7 milhões de habitantes (a maioria de origem palestiniana), um produto interno bruto (PIB) de 14,3 biliões de dólares e um crescimento anual de 6,4% (2006), a Jordânia tem o sector dos serviços como principal motor da economia, representando cerca de 70% do PIB. É dos raros países da região sem petróleo e os seus recursos naturais estão limitados aos fosfatos e à produção agrícola. As trocas comerciais entre Portugal e a Jordânia são irrisórias. À excepção de uma loja do grupo Lanidor e da participação da Abrantina e da Construtora do Tâmega na construção do aeroporto de Amã, a presença comercial portuguesa é insignificante, embora quase todas as empresas que viajam com o Presidente da República tenham já ligações comerciais com a Jordânia.

Sem comentários: