terça-feira, janeiro 29, 2008

Português nomeado para dirigir a missão no Chade e na República Centro-africana

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou um alto funcionário português, Victor da Silva Ângelo, representante especial para a Missão da ONU na República Centro-africana (RCA) e no Chade (Minurcat), anunciou hoje uma porta-voz, Marie Okabe.

Silva Ângelo, 58 anos, foi representante do secretário-geral na Serra Leoa e coordenador das actividades das agências da ONU neste país. Antes, ocupara vários cargos no seio da organização mundial, nomeadamente no Zimbabué e em Timor-Leste.

Criada em Setembro pelo Conselho de Segurança, a Minurcat conta com 300 polícias internacionais e 850 polícias chadianos que serão encarregues de proteger os campos de refugiados e de deslocados no Chade e na RCA perto da fronteira destes países com o Darfur (ocidente do Sudão), região sudanesa assolada há cinco anos por uma guerra civil.
A segurança do conjunto, incluindo da Minurcat, será garantida por uma força da União Europeia, a Eufor Chade-RCA, com 3.700 soldados e comandada pelo general irlandês Patrick Nash.Este força, que vai actuar sob mandato da ONU, deve começar em breve a instalar-se no leste do Chade e no nordeste da RCA .A insegurança nestas regiões agravou-se devido aos confrontos entre os grupos rebeldes e soldados dos governos de N'Djamena et de Bangui.

Sem comentários: