segunda-feira, janeiro 07, 2008

MNE francês participa com Luís Amado no Seminário Diplomático

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Kouchner, participa hoje ao final da manhã em Lisboa, como orador convidado, no Seminário Diplomático presidido pelo seu homólogo português, Luís Amado.

Kouchner almoça depois com o primeiro-ministro, José Sócrates, no Protocolo de Estado, informa o Palácio das Necessidades.
O chefe da diplomacia francesa assume, no segundo semestre de 2008, a Presidência do Conselho da União Europeia, a seguir à Eslovénia.
Cerca de trinta personalidades da política, economia, cultura ou dos media trabalham desde Dezembro na preparação da presidência francesa da União Europeia. Kouchner e o seu secretário de Estado dos Assuntos Europeus presidem à comissão de orientação sobre as questões europeias. Kouchner visita a capital portuguesa três dias depois do cancelamento da edição 2008 do rali Lisboa-Dacar e para o qual contribuiu "decisivamente", como reconheceu a organização da prova.
O Seminário Diplomático, com uma sessão de manhã e outra à tarde, decorre no Auditório General Câmara Pina do Instituto de Defesa Nacional. Além de Kouchner e de Amado, intervêm na sessão da manhã Manuel Lobo Antunes, secretário de Estado adjunto dos Assuntos Europeus, António Braga, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Fernando Neves, secretário-geral do MNE. Armando Marques Guedes, presidente do Instituto Diplomático dá as boas-vindas aos participantes.
O ex-presidente Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, abre a sessão da tarde com uma intervenção sobre a Aliança das Civilizações e o contributo da ONU para o quarto pilar do desenvolvimento sustentado. A diplomacia económica e a diplomacia cultural, que constam do programa do Seminário serão abordadas, respectivamente, por Basílio Horta, presidente da Agência para o Investimento, Comércio e Exportações de Portugal (AICEP) e Simoneta Luz Afonso, presidente do Instituto de Cinema e do Audiovisual (ICA). Ao final da tarde, o Presidente português, Cavaco Silva, oferece aos chefes de missão uma recepção de Ano Novo no Palácio de Belém.

Sem comentários: