quinta-feira, janeiro 24, 2008

Irão quer Sines para distribuir petróleo na Europa

O porto de Sines é apenas um dos projectos.
A vontade para fechar negócio é inequívoca, mas os obstáculos políticos que têm pela frente provam que a tarefa promete ser árdua. O Irão admite fazer da Galp um dos seus parceiros de referência na Europa. A prova está no projecto de armazenagem de crude iraniano em Sines, região onde a Galp está a proceder à reconversão e ampliação da sua refinaria. A localização estratégica e as características do porto de Sines – uma infra-estrutura de águas profundas que permite receber petroleiros de grande porte – permitiria transformá-lo numa plataforma de distribuição de petróleo para os restantes mercados europeus, assumindo uma das funções que tem hoje o porto de Roterdão. O crude seria aqui armazenado e depois canalizado para países terceiros, através de barcos mais pequenos.

Os interesses de cooperação económica entre a petrolífera nacional e o Irão não se ficam, no entanto, por aqui. As visitas mútuas têm-se sucedido, mas tarda a concretização de um memurandum de entendimento. Um facto a que não é alheio as dificuldades criadas pelo boicote político promovido pelos EUA. Em cima da mesa está também a hipótese de participação da Galp na exploração de petróleo e gás natural no Irão. A razão é simples. Além da necessidade de diversificar as suas fontes de abastecimento, a Galp necessita de assegurar a reposição dos fluxos de gás natural que hoje recebe da Argélia e da Nigéria e cujos volumes começam a diminuir a partir de 2020, com o fim dos contratos de aprovisionamento. E o Irão possui no Golfo Pérsico, uma das maiores reservas de gás do mundo que partilha com o Qatar. Além do mais, tem em marcha um ambicioso projecto de construção de várias fábricas de liquefação de gás natural, infra-estruturas que lhe permitirão escoar este combustível para os mercados internacionais, mas para as quais necessita de avultado investimento externo. O forte crescimento do consumo industrial e doméstico de gás natural, aliado à estratégia de entrada na área da produção de electricidade, estão a forçar a Galp a fechar negócio com diversos países, de que é exemplo o memurando de entendimento firmado com a Venezuela de Hugo Chávez.
À lista deverá juntar-se a Rússia, caso o seu accionista de referência, a Amorim Energia, consiga fechar o acordo que se arrasta há longos meses.

A alternativa da Galp passa pela aposta na pesquisa e produção própria de petróleo e gás natural. Uma estratégia mais arriscada, pela incerteza e pelos montantes que lhe estão associados como no Brasil. A ideia é estender a parceria a mais quatro países africanos: Guiné Equatorial, Mauritânia, Costa do Marfim e Togo.

Sem comentários: