segunda-feira, janeiro 28, 2008

Importação de azeite português aumentou 17% em 2007

As exportações portuguesas de azeite para o Brasil aumentaram 17,26% para 62,95 milhões de euros, no ano passado, em relação a 2006, informou hoje fonte ministerial.
Portugal manteve-se como o maior exportador de azeite para o Brasil, registando um aumento de vendas de 28,67% e atingindo as 17.644 toneladas, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Portugal controla uma quota de 54,09%do mercado brasileiro de azeite, seguido pela Espanha (22%), Argentina (16%) e Itália (6,5%).

Os resultados superaram as estimativas da Casa do Azeite de Portugal, entidade com 65 associados, responsáveis por 95% do azeite embalado português. No fim de Outubro de 2007, o presidente da entidade, Luís Folque, avançou que o aumento das exportações portuguesas de azeite é resultado do crescimento da economia brasileira. O responsável sublinhou que o recente reconhecimento por parte do Governo brasileiro da marca portuguesa de azeite, antiga reivindicação dos produtores portugueses, reduziu as fraudes no mercado. Actualmente, a marca de azeite português Gallo é a mais vendida no Brasil, ultrapassando a concorrente directa, a espanhola Carbonell. O azeite é um dos principais produtos exportados de Portugal para o Brasil.

in Notícias Lusófonas

Sem comentários: