quarta-feira, janeiro 09, 2008

França: Mil luso-descendentes candidatos às municipais

Pelo menos mil portugueses e luso-descendentes vão candidatar-se às eleições municipais francesas, que se realizam a 9 e 16 de Março, disse hoje o presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP).
Carlos Pereira, residente em França, disse que dos contactos que efectuou junto da Embaixada de Portugal, consulados e portugueses eleitos conseguiu localizar "pelo menos mil concorrentes", mas admitiu que "podem ainda surgir mais candidatos".
De acordo com o presidente daquele órgão de consulta do governo para as questões da emigração, os portugueses estão representados nas listas de todos os partidos e apresentam-se também como independentes.
Candidatos às autarquias de todo o país, os portugueses e luso-descendentes concorrem como cabeças de lista e aos cargos de vereadores e deputados municipais.

O presidente do CCP salientou igualmente o número de mulheres portuguesas nas listas, situação que se deve à lei da paridade francesa.
Para as eleições municipais francesas podem votar e ser eleitos todos os portugueses sem nacionalidade francesa.
Nas últimas eleições, em 2001, foram eleitos 350 autarcas de origem portuguesa.
Segundo Pereira, apresenta-se às eleições de Março um maior número de portugueses, aumento que se deve à campanha de informação realizada junto dos emigrantes.

Sem comentários: